Teste em Fontes ATX

Nas fontes do tipo AT basta ligar a fonte que ela “arma”, mesmo que esteja desconectada do restante do micro, mas como fazer testar fontes do tipo ATX? Pois então ai está: Para fazer com que fontes ATX liguem sem estarem conectadas à placa-mãe, basta aterrar o pino PS-ON da fonte de alimentação, isto é, conectar o pino PS-ON (é o pino 14) ao terra (os pinos 3, 5, 7, 13, 15, 16 ou 17).

Como em geral o PS-ON é um fio cor verde, basta ligar o fio verde da fonte ao fio preto, através de um pequeno fio ou mesmo um clips de papel aberto.

É interessante citar que muitas vezes nas medições de tensão as fontes indiquem tensão de alimentação correta quando testadas com um multímetro, mas não funcionam corretamente quando há uma carga aplicada á fonte, ou seja, quando são conectadas à placa-mãe e aos dispositivos, as vezes só na placa mãe funciona bem, mas ao serem conectados outros dispositivos ou placas não tem o funcionamento normal.

O defeito mais comum em fontes de alimentação do tipo ATX é ela não conseguir fornecer corrente suficiente para alimentar todos os dispositivos, portanto, a potência não é conveniente para o tipo de dispositivos instalados no PC, isso é normal, porque quando um computador é comprado novinho, ele vem “seco” e quem compra quer ir instalando cada vez mais coisas, e nem sequer passa pela cabeça que é preciso antes de tudo, substituir a fonte por outra de maior potência.

Existe ainda a possibilidade do desgaste natural dos componentes, isso também causa problemas de falta de corrente e as vezes a fonte nem mesmo liga.

Nos casos apontados acima, nas medições em aberto (sem nada conectado), as tensões estarão sendo apontadas como boas, porém o micro não funciona corretamente, o defeito mais comum é o computador dar reset aleatório ou desligar sozinho sem mais nem menos, e depois de alguns minutos, se ligar o computador ele liga e acontece tudo novamente.

Dessa forma, a forma mais segura de se testar se a fonte está boa ou não é por substituição por uma fonte comprovadamente boa.

Na figura abaixo você pode observar a pinagem dos fios da fonte ATX, para o caso de dúvidas na localização dos pinos, bem como saber os pinos correspondentes às tensões de alimentação.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.