Como Usar Multímetro

Este texto trata de como trabalhar com o multímetro, comece interpretando a escala, caso se trate de um modelo analógico, existem escalas para Volts, Ohms, dB, e outras escalas, mas para simplificar, uma dada escala é usada para a medição de tensão, nesse caso o valor mostrado deve ser multiplicado ou dividido em função do que está selecionado na chave seletora do multímetro.

Imagine que um multímetro analógico está com a chave seletora na escala de Volts CC (contínuos) na posição de 250.
Se a chave seletora estiver numa posição de leitura de 25 Volts, deve dividir o valor mostrado na escala de 250 Volts por 10, mas se a chave seletora estiver na posição do botão de 2,5 Volts deve-se dividir a escala por 100, o mesmo deve ser feito para as restantes medidas.

Saber como usar a chave seletora de funções é o mais importante no manuseio de um multímetro, pois um erro na seleção da escala ou na função pode danificar totalmente o multímetro.

A chave seletora está dividida em valores e grupos, cada grupo corresponde a um tipo de medida: tensão, corrente ou resistência, um risco ou uma cor diferente dos números restringe cada seção.

A escala selecionada deve ser ligeiramente superior ao valor que pretendemos medir, se desejarmos confirmar uma tensão que deve ser de 125 Volts alternados (AC) temos que selecionar primeiro a seção ou o tipo de medida, no caso de escolher tensão alterna e um valor de escala superior ao valor medido, imagine que a primeira escala mais próxima disponível é 200 Volts, então é esta é escala que deve ser escolhida.

Nos aparelhos analógicos existe ainda um botão de ajuste do Zero para a medição de resistência, para efetuar este ajuste movimente o seletor para a escala de Ohms que pretende utilizar e em seguida encoste as duas ponteiras, a vermelha e a preta uma à outra, o ponteiro irá se deslocar para a direita, então ajuste o botão para que este fique exatamente sobre o 0.

Em repouso a agulha deve estar sobre o 0(zero) da esquerda, para acertar a agulha use o orifício que pode ser visto no mostrador do medidor, a leitura nos aparelhos digitais é mais simples mostrando exatamente o valor medido, apenas é preciso ter em atenção no ponto (ou vírgula) para saber se um valor é de 250 Volts ou se é de 2,50 Volts.

Do mesmo modo que em multímetros analógicos, nos multímetros digitais a escala selecionada deve ser ligeiramente superior ao valor que pretendemos medir, se desejarmos confirmar uma tensão que deve ser de 220 Volts alternados (AC) temos de selecionar primeiro a seção ou o tipo de medida, no caso escolher tensão alterna e um valor de escala superior ao valor ao medido, imagine que a primeira escala mais próxima disponível é 400 Volts, então é esta é a escala que deve ser escolhida.

Ligação das pontas de prova:

Em todo multímetro existem duas pontas de prova: a vermelha, que é o positivo e a ponta de prova preta, que é o negativo, quando é medida tensão ou corrente contínua, ao colocar as pontas de prova nos pontos a serem medidos deve ser respeitada a polaridade, num multímetro analógico a inversão de polaridade faz com que a agulha se desloque em sentido contrário.

Num aparelho digital aparece no display a indicação de “-“.

A ponta vermelha de entrada ligada na posição correta fica na indicação de “+” e a ponta de prova preta na entrada assinalada com um “-“, nesta posição o medidor mede tensão, corrente e resistência mudando apenas as escalas e seções.
Geralmente existe uma outra ligação para medição de alta corrente, para efetuar uma medição nesta escala deve retirar a ponta positiva e colocá-la no respectivo borne.

Nunca deve ser esquecido de voltar a colocar a ponta de prova no borne correto depois de realizar a medição, um esquecimento irá provocar um curto-circuito.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.