Acopladores Ópticos

Os Acopladores Ópticos ou Opto acopladores são componentes muito simples, mas de grande importância para a eletrônica.

Estes componentes são capazes de isolar com total total segurança dois circuitos eletrônicos, mantendo uma comunicação ou controle entre ambos.

O isolamento é garantido porque não existe contato elétrico, a comunicação acontece através de um sinal luminoso.

O funcionamento é simples, dentro do encapsulamento existe um emissor de luz e um receptor.

O diodo emissor de luz é conhecido como LED e o receptor é um fototransistor, quando o LED está aceso, o fototransistor entra em condução.

Com o LED apagado o fototransistor entra em corte.

Para aumentar o controle, podemos alterar a luminosidade do LED, obtendo assim diferentes níveis na saída, é exatamente isto que acontece quando um LED está com pouco brilho, então aumenta-se a corrente e obtem-se maior brilho.

O fototransistor também pode ser controlado através de sua base, é como se fosse um transistor normal, deve ser lembrado que na maioria dos fotoacopladores não existem meios de controlar a base do fototransistor, mas isso varia para cada tipo de componente.

Os Acopladores Ópticos possuem diversas vantagens sobre os outros tipos de acopladores:
alta velocidade de comutação, nenhuma parte mecânica, baixo consumo de corrente e o mais interessante de tudo: isolamento total.

Na figura a seguir é mostrado o esquema interno de um optoacoplador, mas nada impede que sejam utilizados LEDs e fototransistores comuns, apenas o aspecto pode mudar, mas o funcionamento é exatamente o mesmo.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.