Os Acopladores Ópticos ou Opto acopladores são componentes muito simples, mas de grande importância para a eletrônica.
Estes componentes são capazes de isolar com total total segurança dois circuitos eletrônicos, mantendo uma comunicação ou controle entre ambos.
O isolamento é garantido porque não existe contato elétrico, a comunicação acontece através de um sinal luminoso.
O funcionamento é simples, dentro do encapsulamento existe um emissor de luz e um receptor.
O diodo emissor de luz é conhecido como LED e o receptor é um fototransistor, quando o LED está aceso, o fototransistor entra em condução.
Com o LED apagado o fototransistor entra em corte.
Para aumentar o controle, podemos alterar a luminosidade do LED, obtendo assim diferentes níveis na saída, é exatamente isto que acontece quando um LED está com pouco brilho, então aumenta-se a corrente e obtem-se maior brilho.
O fototransistor também pode ser controlado através de sua base, é como se fosse um transistor normal, deve ser lembrado que na maioria dos fotoacopladores não existem meios de controlar a base do fototransistor, mas isso varia para cada tipo de componente.
Os Acopladores Ópticos possuem diversas vantagens sobre os outros tipos de acopladores:
alta velocidade de comutação, nenhuma parte mecânica, baixo consumo de corrente e o mais interessante de tudo: isolamento total.
Na figura a seguir é mostrado o esquema interno de um optoacoplador, mas nada impede que sejam utilizados LEDs e fototransistores comuns, apenas o aspecto pode mudar, mas o funcionamento é exatamente o mesmo.