Ibytes Web Site

Os Semicondutores (II)

O arseneto de gálio é uma matéria importante para a construção de dispositivos promissores, como o laser a semicondutor.

O arseneto de gálio tem uma largura de banda proibida de 1,47 eV, superior a do silício, portanto, os diodos emissores de luz (LEDs) são construídos com arseneto de gálio.

O antimoneto de índio tem um pequeno Eg e uma mobilidade de portadores extremamente alta, é utilizado em detectores de infravermelho.

O valor de Eg é da ordem de 0,18 eV, a 300ºK, o silício, o selênio e o telúrio são os principais dopantes tipo N, enquanto o zinco, o cádmio, o magnésio, o mercúrio, a prata, o ouro e o alumínio tem sido usados como dopantes tipo P.

Diodos túnel, transistores e laseres semicondutores também têm sido feitos com antimoneto de índio.

O fosfeto de gálio é usado em diodos eletroluminescentes, que podem emitir tanto luz verde quanto vermelha, a luz vermelha é obtida com oxido de cádmio ou oxido de zinco como dopantes.

Os sistemas isomorfos são aqueles em que se misturam materiais semicondutores numa solução, seguem alguns exemplos: Ga (P,As), usado em LEDs (In, Ga)Sb, usado em lasers semicondutores.

Compostos de cádmio: – O sulfeto de cádmio é o composto II-VI mais conhecido, é usado principalmente em fotodetectores, sua cor é amarela.

O seleneto de cádmio e o telureto de cádmio tem largura de banda proibida menores, para o sulfeto de cádmio é de 2,4 eV.
O sulfeto de cádmio é o mais sensível para a faixa 0,7µm a 0,75µm e o telureto de cádmio, em torno de 0,85µm.

Compostos de chumbo: O sulfeto de chumbo, o seleneto de chumbo e telureto de chumbo tem três aplicações: diodos e transistores em baixas temperaturas, detectores infravermelho ou em termoeletricidade.

Diodos de telureto de chumbo tem operado à temperatura a 4ºK, os detetores de sulfeto de chumbo cobrem a faixa dos 2µm a 3µm.

Semicondutores orgânicos: – Embora ainda não sejam usados comercialmente, os semicondutores orgânicos são desde já materiais de alto interesse, devido ao fato de poderem ser cultivados.

Um dos mais estudados é o antraceno, cuja fórmula química é C6H4 : CH2 : C6H2.

Semicondutores amorfos: Os semicondutores cristalinos são obtidos de um processo tecnológico sofisticado e caro, os materiais semicondutores não cristalinos são chamados de amorfos.

O estudo de dispositivos feitos a partir dos semicondutores amorfos é interessante, porque evitaria todo um processo tecnológico para a obtenção do semicondutor cristalizado.

O material amorfo mais importante é o silício hidrogenado, com o qual já foram obtidas células solares.

Ao estudar a corrente elétrica que circula nos circuitos Georges Simon Ohm (1789-1854) determinou experimentalmente a relação existente entre a diferença de potencial nos extremos de um resistor e a intensidade da corrente no mesmo.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.