Ibytes Web Site

Assim Surgiu a Eletrônica

A largada da corrida da eletrônica aconteceu quando apareceram as válvulas termiônicas (ou de vácuo), que são apenas tubos iluminados que podiam(em) ser encontrados (até atualmente) dentro dos rádios e de aparelhos de TV bem antigas.

O motivo de considerar o surgimento das válvulas como o estopim da explosão eletrônica é a possibilidade de poder “controlar” um a um os elétrons, ou seja, poder controlar o fluxo dos elétrons.

Ao controle do fluxo de elétrons ficou convencionado que seria chamado de polarização.

Note que a seguir descrevo a válvula “no passado”, mas apesar dos avanços tecnológicos, a construção e precisão melhoraram consideravelmente, porém, o sistema de funcionamento não mudou.

A válvula era formada por um emissor de elétrons, ao que se chamava “cátodo”, um receptor de elétrons, que era denominado “ânodo” e uma “grade” colocada de forma que fosse atravessada pelo fluxo de elétrons emitido pela base metálica (cátodo).

É óbvio que a grade não era disposta de forma que fosse atravessada pelo fluxo de elétrons emitido pela base metálica por mera casualidade, a grade tinha um papel fundamental a representar.

Estava claro que o movimento de elétrons tinha origem quando os elétrons procuravam se equilibrar e quando se aproximavam entre si materiais que pela quantidade e disposição dos elétrons na sua superfície estavam predispostos a soltar elétrons ou a receber elétrons.

Conforme o tipo da carga (em quantidade e situação de elétrons) de uma determinada matéria, assim será a sua predisposição a soltar ou receber elétrons, a isto é que se chama polarização (no caso das válvulas).

ibytes_valvula_termionica

Se a válvula descrita acima só tivesse um ânodo e um cátodo, só seria possível manter a circulação de elétrons, mas, como foi intercalada uma grade, chamada muito adequadamente de grade de controle, e podendo ser polarizada de forma independente, sendo capaz de controlar o feixe de elétrons.

E assim, tinha sido criado o primeiro dispositivo capaz de manejar a corrente elétrica de acordo com a nossa vontade e foi então quando à dita capacidade se associou o qualificativo de nova ciência: tinha nascido a eletrônica.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.