Existem diversos tipos de sirenes para alarmes, tanto os alarmes quanto as sirenes podem ter alimentação de tensões de 12 volts contínuos ou por AC, (110V ou 220VAC), e as sirenes podem ter potências diferentes em função do desejo de alcance que o usuário almeja, lembrando que quanto maior for a potência da sirene maior será o alcance.
Existem sirenes de tom contínuo e as que tocam com vários sons diferentes intercalados.
A potência de uma sirene é definida pela unidade chamada de decibel, cuja abreviatura é dB, existem sirenes de até 120 decibéis, e quanto mais alto for o número de decibéis maior é o volume sonoro que a sirene irá fazer.
Em sistemas de alarme normalmente são usadas sirenes com 4 sons diferentes e alimentados por tensão contínua, existem pelo menos dois motivos que não tem como duvidar, além de sons diferentes e intercalados chamarem mais a atenção, e a alimentação com tensão contínua impede que a sirene não toque caso a energia elétrica seja cortada.
Os sistemas de alarme devem ser alimentados através de um sistema que permite que o mesmo continue funcionando durante horas mesmo que acabe a energia elétrica, isso incluí a central, os sensores e a sirene.
As sirenes devem ser colocadas em locais de difícil acesso e ao mesmo tempo sejam capazes de projetar o som o mais longe possível, um cuidado que às vezes é ignorado mas é importante, é a observação para saber se a sirene é adequada para uso externo, quando este for o desejo da forma de utilização.