ADS-B Com SDRangel

Mais um vídeo publicado no canal Ibytes Brasil, e dessa vez o tema é Configuração Para Receber Sinais ADS-B Com SDRangel no Windows 10 – Acompanhar Localização de Aviões

Segue a transcrição do vídeo:

Se você mora perto de algum aeroporto e gosta de ficar monitorando os movimentos dos aviões, não me refiro às conversas pelo rádio e sim a posição deles, acho que você vai gostar deste post.

Estou me referindo ao ADS-B que as aeronaves usam para informar seu posicionamento por meio de satélite e transmitir sua posição para outras aeronaves e também para estações de controle.

O sistema funciona, basicamente, através da troca de informações simultâneas e em tempo real.

O sistema ADS-B tem várias vantagens sobre os Transponders tradicionais: pois tem estrutura simples, menos custos, melhor monitoramento e menos falhas de sinal.

ADS-B pode ser traduzido como Automatic Dependet Surveilance – Broadcast ou, em tradução livre para o português, Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por Radiodifusão.

Resumidamente, as aeronaves usam a tecnologia para informar seu posicionamento global por meio de um satélite.

Com objetivo do controle do espaço aéreo, a aeronave transmite sua posição para outras aeronaves e para uma ou mais estações de controle.

O bom é que os sinais ADS-B estão na atmosfera e qualquer um pode monitorar os dados e assim acompanhar em tempo real cada avião que passa por uma determinada região.

Você só precisa de um dispositivo SDR simples, instalar o driver correspondente, fazer uma configuração simples e ter uma antena com ganho bom para a frequência de 1090 MHz.

Também precisa de um programa, existem vários, mas vou mostrar como configurar o SDRangel para receber sinais ADS-B, vem comigo para a tela do computador.

Se você tem alguma opinião sobre o conteúdo desse vídeo e gostaria de compartilhar essa opinião, utilize o campo dos comentários.

Se você quer ajudar no crescimento do canal, deixe seu like e compartilhe o link deste vídeo nos grupos do whatsapp e telegram e nas redes sociais.

Se você já é inscrito no canal eu agradeço, se ainda não é inscrito e quer acompanhar as publicações futuras, inscreva-se e ative o sininho para ser notificado quando novos vídeos forem publicados aqui no canal.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube