As Forças Elétricas

A lei de Coulomb estabelece que duas cargas elétricas iguais se atraem ou repelem com uma força cuja intensidade é determinada pela fórmula abaixo:

Note que define a permitividade do vazio, e e r representam os valores absolutos das cargas elétricas e a distância entre as mesmas.

Conforme já foi citado em outros textos que tratam do mesmo tema, a força elétrica é uma grandeza vetorial com intensidade, direção e sentido.

A direção coincide com a reta que une as duas cargas, e o sentido é estabelecido pelo sinal das cargas presentes.
A força é de atração quando as cargas apresentam sinais contrários, como é o caso da força de atração existente entre elétrons e prótons nos átomos, e de repulsão nos casos contrários.

Geralmente, num espaço preenchido por múltiplas cargas pontuais a força elétrica exercida sobre cada uma delas é o resultado da soma vetorial de contribuições parciais.

Na figura abaixo são mostrados alguns exemplos da intensidade, direção e sentido da força exercida entre cargas elétricas.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.