Transistores e Simbologia

Algo que deixa qualquer montador de circuito com uma raiva danada é seguir um esquema e no final da montagem o circuito não funcionar, o primeiro comentário que surge é aquele que o esquema está errado, porque o montador sempre faz tudo certinho, e até mostra para os colegas que seguiu o esquema, mas o resultado não foi o esperado.

Para que qualquer montagem funcione, é preciso ter lógica de funcionamento, com experiência, só de olhar para o esquema já se sabe se vai funcionar ou não, e para chegar a esse ponto é preciso conhecer bem a simbologia adotada para os componentes eletrônicos, e sem dúvida que para os novatos os símbolos causam uma grande confusão.

Bem, um dos componentes mais utilizados ainda é o transistor, seja o transistor de sinal ou de potência, os símbolos adotados são mostrados na figura abaixo.

Para indicar o modo como deve ser ligado um transistor do tipo NPN o símbolo é o seguinte:

Para indicar o modo de ligação de um transistor do tipo PNP o símbolo é o seguinte:

O problema é que tem amante da eletrônica que olha para um transistor qualquer e pensa que pode ser ligado no lugar de qualquer transistor de aspecto físico igual no lugar de um símbolo adotado para um transistor NPN.

Na imagem abaixo são mostrados dois tipos de transistores do tipo NPN, mas os aspectos entre si tem uma enorme diferença, o mais reforçado é um transistor de potência e o mais “magrinho” é um transistor de sinal.

É fácil notar que o símbolo mostra o mesmo tipo de ligação, mas também mostra que a disposição dos terminais de cada componente é diferente, e mesmo no caso de transistores de aspecto físico igual, podem existir diferenças na disposição dos terminais.

Por isso, onde for requerido um transistor do tipo NPN com o código BC548, não pode ser colocado no lugar dele um transistor que tenha aspecto físico igual, por exemplo, um transistor BF245 que tem seus terminais com nomes diferentes, e nem mesmo é do tipo NPN embora o aspecto físico seja igual, pois o código BF245 é transistor de efeito de campo (FET), é exatamente por isso que existem as tabeles de equivalências de transistores.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.