Porque Não Atendo

Como projetar um circuito para uma determinada função é uma das solicitações mais frequentes que recebo, mas projetar um circuito que execute uma determinada função, ou várias funções requer dados técnicos.

Um transmissor de rádio frequência, por exemplo, é preciso saber qual a tensão de alimentação, a quantidade de corrente que ele pode drenar da fonte, a potência de saída do sinal de rádio frequência, a frequência de operação, qual o desvio máximo de frequência é tolerado, e uma série de outros detalhes.

Fontes de alta potência é outro tipo de solicitação frequente, mas não tem como projetar nada sem dados técnicos, em muitos casos é informado que tem uma tensão nominal de entrada e desejam uma tensão regulada em torno de 60% ou 70% da tensão nominal.

Mas nada relacionado a dados técnicos, antes de sair projetando circuitos é preciso saber de onde vem a tensão, qual o tipo de tensão, se é tensão alternada ou tensão contínua, qual a capacidade de corrente que essa fonte de tensão a ser regulada tem.

Pode parecer inútil citar isso, mas se uma fonte de tensão pode fornecer três ampères não adianta investir num regulador de tensão para 5 ampères, parece óbvio, mas há quem deseja obter 15 volts sob 10 ampères retirados de uma fonte de 50 volts por 2 ampères.

Na prática é impossível utilizar a capacidade total de corrente de uma fonte que utiliza um regulador de tensão e corrente, pois a tensão pode ser regulada, com certeza, mas a corrente é algo que fluí conforme o consumo do dispositivo que é alimentado, mesmo que exista uma fonte com 50 ampères, esses 50 ampères em nenhuma hipótese serão transferidos em sua totalidade através de um regulador de tensão.

Desenhar um circuito qualquer um pode fazer, mesmo que o diagrama seja coerente com o funcionamento da eletrônica, ele pode não funcionar adequadamente e até colocar outros aparelhos em risco, principalmente quando se tratar de fontes reguladas.

Pelo exposto, deve ter ficado claro porque em alguns casos respondo as solicitações de projetos com outras solicitações técnicas para ver as possibilidades reais de funcionamento e principalmente durabilidade e segurança dos equipamentos envolvidos.

Em outros casos, as respostas já estão nos comentários dos artigos, então não dá para atender um a um de forma personalizada, então gostaria que os usuários do site utilizassem o sistema de busca, há muitos artigos que eu mesmo escrevi mas não me lembro mais, e por certo deve ter muita coisa interessante.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.