Ibytes Web Site

Aplicações Lei de Ohm

Georges Simon Ohm observou que a cada diferença de potencial estabelecida em um resistor corresponde a uma corrente elétrica.

A lei de Ohm mostra que a corrente que circula por um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência.

Antes dos exemplos, para conhecimento, pelo sistema internacional a unidade 1 ohm é = 1V / 1A.

Agora podemos ir direto para alguns exemplos de aplicações da Lei Ohm:

1: Um circuito que possuí uma resistência de 100 ohms e uma tensão de 200 volts, para determinar a corrente a fórmula de cálculo é a seguinte: I = E / R.

Trocando as letras pelos números temos: I = 200 / 100 = 2, como o resultado mostra, a corrente que circula por um resistor de 100 ohms sob tensão de 200 volts é 2 Ampères.

2: Qual é o valor da resistência de circuito que possua uma tensão de 500 volts e uma corrente de 500 mA (0,5A)?

Se R = E / I, trocando as letras pelos números temos: R = 500 / 0,5 = 1000, o resultado é 1000 ohms ou 1K ohms.

3: Como sabemos, a tensão é medida em volts, como exemplo temos um circuito cuja resistência é de 22 ohms e a corrente é de 10 ampères, qual é a tensão?

Usando a lei de ohm, sabemos que E = R x I, então temos: E = 22 x 10 = 220, usando a fórmula encontramos o valor de 220 volts.

Para assimilar bem, é bom praticar um pouco, saber como fazer esses cálculos será de muita utilidade no dia-a-dia do técnico.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.