Onde Está o Voltímetro?

A medida de tensões é essencial em qualquer trabalho de eletrônica, o resultado obtido na medida é que especifica o funcionamento e fornece as características de um circuito elétrico, embora poucos saibam, o aparelho utilizado para a medir tensões é o voltímetro, o voltímetro vem incorporado ao multímetro, para esclarecer, quando fazemos medidas de tensão, utilizamos a seção voltímetro, e como sabemos, o multímetro são vários instrumentos em um, por isso o nome multímetro.

A tensão entre dois pontos de um circuito é a medida do desequilíbrio elétrico entre esses pontos, para medir a tensão entre dois pontos de um circuito elétrico, deve ser ligado um voltímetro em paralelo entre esses dois pontos.

Todo o instrumento de medida para utilização em tensão ou corrente contínua, tem em seus terminais uma indicação de polaridade, essa indicação normalmente é feita com os sinais mais (+) e menos (-) ou com as cores vermelha e preta respectivamente, geralmente os multímetros já vem com os dois recursos, mas o cuidado na escolha da polaridade não precisa ser observado quando são medidas tensões ou correntes alternadas.

No entanto, quando se mede tensão contínua, deve-se tomar cuidado em ligar o instrumento e conectá-lo corretamente, é o mesmo que dizer que o terminal positivo deve ser ligado ao ponto onde o potencial seja mais alto e o negativo ao ponto de potencial mais baixo.

Se o voltímetro for do tipo analógico (de ponteiro), o ponteiro do medidor irá se deslocar para a direita, se ele foi conectado corretamente, caso contrário, os terminais estão ligados invertidos.

Se o multímetro for do tipo digital, então a leitura é feita diretamente na tela, obviamente que para uma leitura precisa e sem colocar o instrumento em risco, deve ser escolhida uma escala adequada, caso não seja conhecido o nível esperado de tensão, deve ser escolhida a última escala do multímetro e ir selecionando para escalas mais baixas até que seja conseguida uma boa leitura, mas sem o fim de escala.

Caso seja utilizado um multímetro analógico e com o ponteiro batendo no final da escala, significa que a escala escolhida tem seu fim de escala antes de medir a tensão, é preciso mudar para escalas mais altas, no caso do multímetro digital a leitura é display em branco ou tudo zero, em todo caso, as duas situações descritas colocam em risco a vida útil do multímetro, portanto, devem ser evitadas.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.