Fonte Estabilizada 78XX

Uma fonte bem simples, estabilizada e que usa poucos componentes e que tem proteção contra curtos na saída, suporta ate 1 A de corrente e é indicada para projetos que precisem de uma fonte estabilizada, ideal para câmeras de CFTV, rádios, mp3, etc…

Utilizando um transformador com primário de acordo com a rede local, e secundário de acordo com a tensão desejada, neste caso iremos usar um transformador de entrada primaria de 127/220v que será selecionada por uma chave HH para determinar a tensão de entrada.

No secundário teremos uma saída 12 + 12 volts com 1A de corrente.

Usaremos dois diodos retificadores (1N4007) e um capacitor eletrolítico de 1000uF por 25 volts para a filtragem e 470uF por 25 volts para estabilizar e um circuito integrado L7812 com dissipador calor.

Observar que os diodos, o capacitor e o circuito integrado têm polarização, isto é, tem lado certo para serem colocados e não podem ser invertidos, evitando assim que sejam danificados.

Acompanha o desenho da placa de cobre, mas pode ser montado em uma barra de conector tipo “sindall” sem problemas.
Para outras tensões de saída substituir o circuito integrado pela tensão desejada, por exemplo, se desejar uma saída estável de 6 volts deve ser usado o CI L7806, para 9 volts o CI L7809.

Não esqueça de colocar fusível de proteção na entrada e na saída da fonte, a fim de evitar possíveis curtos, que venha a danificar o bom funcionamento da mesma.

Respeite a polaridade dos componentes e principalmente do aparelho que será alimentado por ela, destacando o positivo com fio vermelho e o negativo com fio preto.


Componentes:

Transformador primário 127/220 v com secundário 12 + 12 1A
Chave HH para seleção tensão
2 diodos 1N4007
1 capacitor 1000uF por 25 volts
1 capacitor 470uF por 25 volts
1 circuito integrado L 7812 para saída 12 volts
1 dissipador calor para o circuito integrado
placa circuito impresso, rabicho força, bornes, caixa para acabamento
Colaboração de Dalcio Momesso
contato: kitneteletron(aroba)hotmail.com

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.