Ibytes Web Site

Técnicas de Soldagem

A operação correta de soldagem requer atenção para não curto-circuitar as trilhas e rapidez para não aquecer os componentes.

Não se solda tudo de uma vez, o que se faz é fazer soldas por etapas, e em cada local onde são fixados os terminais dos componentes é chamado de ponto de solda.

Não vou produzir vídeo e nem fotos, vou apenas descrever a forma correta de aplicar solda numa trilha da placa de circuito impresso.

Antes de tudo, o ferro de solda pode causar queimaduras ou causar curto-circuito caso seja esquecido ligado, se os fios que saem da tomada tiverem suas capas derretidas pelo calor do ferro e os fios desencapados encostarem-se à parte metálica do ferro, existe risco de choque e curto-circuito.

1) Tomados os devidos cuidados, segure o ferro de solda pelo cabo de madeira ou plástico da mesma forma que seguramos um lápis ou caneta para escrever.

2) Espere até o ferro estar na temperatura de derreter a solda, enquanto isso verifique quais movimentos que serão necessários, libere os fios, ajeite para não encostarem onde não devem.

3) Enquanto ainda estiver esquentando, limpe a ponta do ferro, experimente até que a solda derreta na ponta e aproveite para estanhar a ponta do ferro, esse processo é importante, pois a ponta tendo alguma solda facilita o derretimento da solda já existente no ponto de solda.

4) Encoste a ponta ao mesmo tempo na trilha onde é o ponto de solda e no terminal do componente, faça uma ligeira pressão, mas não mova a ponta do lugar até que a solda derreta.

5) Aplique solda apenas no ponto de solda e na região do terminal do componente, não é preciso espalhar solda por toda a trilha.

6) Assim que a solda estiver derretida, rapidamente retire a ponta e o ponto de solda deverá ficar brilhante, é claro que isto também dependerá da qualidade da solda usada, exatamente por isso recomenda-se solda de boa qualidade.

7) Se a solda não ficar brilhante, é chamada de solda fria, ou seja, o contato não ficou perfeito, então estanhe novamente a ponta do ferro, e a solda derretida que está na ponta do soldador vai se misturar com a solda fria e vai ficar um ponto de solda brilhante.

OBS.: As técnicas de soldagem para iniciantes são as descritas acima, obviamente que cada um vai adquirindo o jeito mais fácil para executar soldas perfeitas, em todo caso, os procedimentos acima são os passos iniciais.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.