O Que é Ohm Por Volt

O multímetro é um instrumento de diagnóstico muito eficiente que se for usado corretamente torna todos os outros aparelhos de teste e medida totalmente dispensáveis.

Chama-se multímetro porque pode fazer vários tipos de medições, a medida mais comum é a medida de tensão, podendo ser tensão alternada (AC) ou tensão contínua (CC), pode medir a resistência interna de componentes como diodos, transistores e testar a resistência dos componentes resistivos, medir intensidade de corrente que atravessa um circuito, e muitas outros tipos de medidas.

A precisão das medidas é muito importante e vai ter conseqüências nos valores apresentados, a precisão depende de três fatores, o primeiro fator é a qualidade da resistência interna do multímetro, pois resistência interna alta significa perdas e a medida não é tão precisa, neste texto será abordado apenas a resistência interna do multímetro.

A resistência interna transforma-se numa sobrecarga criada no circuito que está sendo medido pelo próprio aparelho de medida.

Se for o caso de se tratar de um circuito de alta impedância com uma elevada resistência, a carga interna do medidor pode influenciar no funcionamento do circuito e na própria medida, acusando um valor diferente do que é o valor real.

A resistência interna do multímetro é medida em Ohm/Volt (ohm por volt), como exemplo, um multímetro de 100.000 Ohm/V apresenta por cada volt medido em escala uma resistência de 100.000 ohms (100k Ohms).

Se o multímetro estiver comutado para uma escala de 2,5V a sua resistência interna que refletirá no circuito sendo medido é de 250k Ohms, ou seja: 100000 x 2,5 = 250000 Ohms ou simplesmente 250k Ohms, com isso podemos chegar a conclusão que um multímetro será melhor tanto maior for a sua resistência interna.

Os multímetros analógicos têm um valor relativamente baixo de resistência interna quando comparados com os multímetros digitais, mas um fato que pode causar uma certa confusão para os menos atentos é que existem aparelhos de leitura analógica, mas com um circuito interno de amplificação com transistor MOS-FET que tem grande resistência de entrada.

Quando o multímetro é digital, a leitura é feita diretamente no display, não tem como errar, mas quando o multímetro é analógico podem acontecer leituras erradas por erro de escala, felizmente este tipo erro só acontece nos aparelhos de agulha e deve-se à tolerância na inscrição da escala, alinhamento do ponteiro e erro de “paralaxe”.

O erro de “paralaxe” reside na distância entre o ponteiro e a escala que, ao ser vista um pouco de lado falseia a indicação visual da agulha não mostrando a sua correta posição na escala, por este motivo a leitura é mais correta se for feita no meio da escala, e fica menos correta à medida que se caminha para os seus extremos.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.