Como Instalar CD-ROM

Um dos dispositivos mais instalados é a unidade de disco rígido, e a seguir vem a unidade de CD-ROM, fisicamente falando não é difícil, mas se tratando da parte lógica a coisa muda, no momento em que escrevo este texto, tem gente dizendo que os procedimentos aqui descritos são superados, e eles tem razão, mas existem casos que serão necessários utilizar esses procedimentos “superados”.

1) Um dos dispositivos mais instalados nos últimos tempos é a unidade de CD-ROM, para isto, leia atentamente o manual do fabricante de seu drive de CD-ROM, para saber como é feita a sua instalação, fisicamente falando.

2) Na maioria dos casos, a instalação é feita da mesma forma que um disco rígido, e até mesmo no mesmo flat cable em um conector de 40 furos, que não é por acaso, se encaixa perfeitamente no encaixe (de 40 pinos) existente na unidade de CD-ROM, só lembrando que o lado em destaque do flat cable (pino 1) deve ficar mais próximo do conector da fonte.

3) Uma vez conectados o flat cable e o conector da fonte na unidade CD-ROM, ao contrário das unidades de disco rígido, nem sempre será necessário informar ao ROM BIOS que você deseja instalar uma unidade de CD-ROM, mas acessando o SETUP e utilizando a funcão auto-detect hard disk é uma forma de garantir que o SETUP saiba que a unidade de CD-ROM está fisicamente instalada, e se foi instalado fisicamente e tudo correto, a parte final é feita por software.

4) Para completar a instalação da unidade de CD-ROM (em MS-DOS), você vai precisar também do programa MSCDEX.EXE existente em qualquer versão de MS-DOS, e do programa que vem no disquete de instalação de sua unidade de CD-ROM.

Copie o programa mscdex.exe para o diretório raiz da unidade C:, digite A: e tecle ENTER, use o comando copy mscdex.exe c:, e logo a seguir aparece a mensagem: 1 arquivo(s) copiado(s).

5) Existem casos em que o disquete de instalação da unidade de CD-ROM já vem com um programa de instalação, para instalar corretamente a unidade, para isto é o suficiente digitar install, setup ou algo parecido.

6) Se o disquete não conter o programa de instalação, use os seguintes comandos para criar um programa de nome autoexec.bat que deve ficar localizado no diretório raiz da unidade de inicialização, no nosso caso é a unidade C:
Digite C: e tecle ENTER, digite cd, para garantir que o diretório atual seja o diretório raiz.

Obs: Não faça experiências na pasta raiz, se desejar experimentar crie um diretório e nele faça as experiências.
Obs: Para o windows xp e windows vista o arquivo autoexec.bat é inútil, pois o sistema desconsidera esse arquivo.

7) Para criar o arquivo autoexec.bat digite diretamente no PROMPT do DOS:

copy con autoexec.bat e tecle ENTER, e digite:

C:MSCDEX.EXE /D:BTCCD001 /V

rem A linha acima instala a unidade de CD-ROM

Imaginando-se de que MSDEX.EXE esteja no diretório RAIZ, para gravar o arquivo tecle F6 e em seguida tecle ENTER, então aparecerá a mensagem de 1 arquivo(s) copiado(s).

8) Para criar o arquivo config.sys digite diretamente no PROMPT do DOS:

Copy con config.sys e tecle ENTER, e digite:

DEVICE=C:BTCCDROM.SYS /D:BTCCD001 /V

Rem A linha acima especifica o driver de dispositivo localizado em C: a ser incluído no sistema.

Imaginando-se de que o driver de dispositivo seja chamado de BTCCDROM.SYS e esteja localizado na unidade C: e no diretório raiz, se não for o caso especifique o local do driver de dispositivo.

Para gravar o arquivo tecle F6, e em seguida tecle ENTER, então aparecerá a mensagem de 1 arquivo(s) copiado(s).

Obs: Para o windows xp e windows vista o arquivo config.sys é inútil, pois o sistema desconsidera esse arquivo.

9) Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito, ao reiniciar o computador a unidade de CD-ROM já estará instalada, para confirmar digite D: e tecle ENTER, digite DIR e tecle ENTER, aparecerá uma lista dos arquivos existentes na unidade de CD-ROM, não se esqueça de que o disco na unidade de CD-ROM deve ser de software e não de música.

Caso o CD seja de música, aparecerá uma mensagem de erro indicando que não é possível o acesso ao disco.

10) Localize o(s) programa(s) de instalação que sejam de seu interesse e faça bom uso desses programas.

11) Para saber quais os programas que podem ser executados e que estão na unidade de CD-ROM digite: D: e tecle ENTER, depois digite CD, para garantir que o diretório atual na unidade de CD seja o diretório raiz, então digite :DIR *.EXE /S e tecle ENTER, esse comando mostrará todos os arquivos executáveis na unidade de CD-ROM.

12) Use os comandos de DOS para acessar o(s) programa(s) que são de seu interesse.

Tudo isso atualmente é feito tudo de forma automática na instalação do sistema operacinal, mas ainda existem casos em que serão necessários os procedimentos acima descritos.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.