Fontes de Alimentação

A fonte de alimentação tem como função transformar a energia elétrica que vem das concessionárias em forma de corrente alternada em energia elétrica de corrente contínua, que é a forma de alimentação de cargas que precisem de energia na forma de corrente contínua.

Uma fonte de alimentação transforma a corrente alternada em corrente contínua, e também pode baixar ou elevar o nível de tensão, também existem fontes que somente baixam ou elevam o nível de tensão, outro tipo de fonte é o tipo que mantém o mesmo nível de tensão porque sua função é apenas isolar o circuito da rede de energia elétrica.

O tipo de fonte mais comum é o que isola o circuito da rede de energia elétrica e baixa o nível de tensão e transforma a tensão alternada em tensão contínua, esse tipo de fonte de alimentação é chamada de fonte do tipo linear e é o tipo de fonte mais comum, talvez pela simplicidade na montagem.

Existem vários tipos de fontes, cada tipo de fonte é projetado para um tipo de função, por isso tem especificações de nível de tensão e de corrente máxima na saída, cada fonte tem componentes adequados para a função que vai executar num circuito eletrônico, como definição de fonte podemos afirmar que uma fonte é um aparelho ou um dispositivo eletrônico que formado por quatro blocos de componentes elétricos:

1) Um transformador de força, que aumenta ou reduz a tensão,
2) um circuito retificador,
3) um filtro capacitivo ou indutivo, ou ambos,
4) e um regulador de tensão nas fontes mais elaboradas.

Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, no estágio seguinte é retificada por diodos ou por uma ponte de diodos retificadores, o objetivo da retificação é separar os ciclos positivos ou os ciclos negativos para que possam ser usados, e a seguir estes ciclos são filtrados para reduzir o ruído da freqüência da rede de energia (riple de 50/60 Hz) e finalmente, a tensão e corrente de saída são regulados por um circuito regulador de tensão, a partir da regulagem, a tensão está pronta para ser usada por dispositivos eletrônicos.

Existem vários tipos de fontes, atualmente vem se tornando muito popular o tipo de fonte de alimentação chaveada, esse tipo de fonte é muito comum em televisores, DVDs, computadores, etc.

Nas fontes chaveadas, a alimentação é feita com tensão alternada em uma etapa retificadora de alta ou de baixa tensão, a filtragem é feita através de capacitores e a tensão que sobra é comutada (ou chaveada), ou seja, a tensão é transformada em tensão alternada de alta freqüência utilizando transistores de potência.

A energia que foi chaveada passa por um transformador (geralmente pequeno), cuja função pode ser elevar ou baixar o nível da tensão, e finalmente a tensão é retificada e filtrada.

Nas fontes chaveadas a regulagem da tensão de saída é controlada por um circuito de controle com realimentação que funciona de acordo com o nível da tensão de saída que altera o ciclo de condução do sinal de chaveamento, e então o circuito regulador ajusta a tensão de saída para o valor desejado e pré-definido no projeto da fonte.

A fonte chaveada tem como principal vantagem o rendimento de potência, pois a potência é maior e a perda por calor gerado é bem menor do que nas fontes lineares.

Outra vantagem é não necessitar transformadores enormes e pesados, por isso é que as fontes chaveadas mesmo de potência elevada são menores e bem mais leves.

Como desvantagem, a fonte chaveada emite ruídos e radiação de alta freqüência devido à alta freqüência de chaveamento, mas cada situação é uma situação diferente, por isso a escolha do tipo de fonte a ser utilizada pode fazer a diferença.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.