Os Campos Elétricos


O campo elétrico é uma medida da ação que uma carga exerce sobre as cargas elétricas que estão localizadas no seu raio de ação, a intensidade do campo elétrico criado por uma carga pontual é expressa pela fórmula a seguir em (A).

Levando em consideração seguinte a fórmula:

Constatamos que a intensidade da força mais não é do que o produto da intensidade do campo criado pela carga como deixa clara a fórmula acima em (B).

O campo elétrico define uma grandeza do tipo vetorial, a direção do vetor campo elétrico criado por uma carga elétrica pontual é radial.

Cargas positivas têm sentido divergente e cargas negativas têm sentido convergente (fórmula acima), o produto indicado em (B) é válido ao nível vetorial, ou seja, o vetor força elétrica coincide com o produto do escalar carga pelo vetor campo.

Por exemplo, o vetor campo elétrico divergente criado por uma carga positiva quando multiplicado pelo sinal de uma carga negativa conduz, como se esperava, a um vetor força elétrica de atração.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).