Tensões Fontes P/ PC


As fontes de alimentação destinadas a computadores são projetadas para transformar a tensão alternada da rede elétrica em tensão com nível compatível com a necessidade da CPU, além de filtrar ruídos existentes na rede elétrica e estabilizar a tensão.

Já existiram computadores em que as fontes eram verdadeiros “trambolhos”, eram fontes com transformadores baseados em indução, devido ao tamanho, custo e principalmente da eficiência, as utilizadas nos computadores atuais são do tipo chaveada.

Além de serem mais eficientes, geralmente são mais baratas, e os motivos são dois, um deles é que a regulagem chaveada é mais eficiente porque gera menos calor, ao contrário das fontes que dissipam energia, o outro motivo é que o regulador comutado desliga todo o fluxo de corrente quando não é solicitada nenhuma corrente.

Além disso, as altas frequências permitem o uso de transformadores e circuitos de filtragem menores e mais baratos, os níveis de tensão de uma fonte para computador são quatro:

– A tensão de 5 volts de corrente contínua que alimenta principalmente os processadores, as memórias e alguns outros circuitos digitais.

– A tensão de 12 volts de corrente contínua que alimenta os motores dos acionadores de discos flexíveis, discos rígidos e outros motores.

– As tensões de 12 e -12 volts de corrente contínua alimentam os circuitos das portas seriais, note que -12 é 12 volts negativos em relação ao terra, então é menos 12 volts.

– Também existe a tensão de -5 volts que é utilizada por alguns componentes, como o mouse, por exemplo, é claro que também pode alimentar outros periféricos ligados a CPU.