Como aprendemos na escola, o som é uma vibração que se propaga somente por meios materiais como madeira, aço, água e também pelo ar, que é a forma mais comum de propagação do som.
A velocidade do som é a distância percorrida por uma onda sonora por unidade de tempo, é a velocidade em que uma perturbação se propaga num determinado meio.
Pode-se utilizar este princípio para medir com boa exatidão distâncias entre obstáculos, assim: conhecendo-se a velocidade de propagação de um sinal é possível medir o tempo que ele gastou para percorrer um determinado espaço.
Com este valor é simples calcular a distância percorrida, obviamente que são utilizados sensores especiais que emitem o sinal em forma de pulso e os recebe de volta, atualmente são utilizados sistemas microprocessados para calcular o tempo gasto para percorrer uma determinada distância.
A velocidade de propagação do som no ar é de aproximadamente 340 metros por segundo em temperatura de 20ºC, para se ter uma idéia, são aproximadamente 1220Km/h.
Isso acontece através de ondas de pressão e descompressão que se dispersam pelo ambiente a partir da fonte, crescendo em formato de esfera.
Analogamente a representação em duas dimensões seria como uma onda se propagando na superfície da água, visto de cima.
Dependendo das propriedades da onda e dos objetos que ele encontrar pelo caminho, o som pode ser refletido, desviado ou absorvido, você pode inclusive fazer estas experiências na água, colocando alguns objetos no caminho das ondas e observando como elas se comportam.
E são estas propriedades básicas que devem ser levadas em conta no projeto de qualquer instrumento musical, e isto inclui as caixas acústicas.
Tudo isso faz do som uma matéria complexa e que apresenta uma gama muito grande de variantes, tome como exemplo a musica.
Você já observou que a música nunca soa igual em todo lugar? E que causa sensações diferentes dependendo do instrumento que ouvimos, e do ambiente em que estamos?
Por menos que se entenda de notas musicais, é fácil perceber que cada instrumento tem seu som característico, sua intensidade e seu tom.