Ibytes Web Site

Como Medir Corrente

Os procedimentos para medir intensidade de corrente são diferentes dos procedimentos para medir tensão contínua, caso em que a chave seletora de funções do multímetro deve estar na função de DCV, e ser escolhida a escala mais próxima e acima da tensão a ser medida, e é preciso observar a posição das pontas de prova, pois a tensão contínua tem polaridade.

Para medir tensão alternada a chave seletora de funções do multímetro deve estar na função de ACV, e ser escolhida a escala mais próxima e acima da tensão a ser medida, nesse caso não é preciso observar a posição das pontas de prova, já que a medida é a de tensão alternada.

A leitura de corrente alternada é da mesma forma que na leitura de tensão contínua, uma vez que a função e a escala estejam corretas é só visualizar a posição do ponteiro, caso seja um multímetro digital, faz pouca diferença ir baixando as escalas para obter maior precisão de leitura, de qualquer forma, o valor medido é mostrado diretamente no display, tudo muito simples e fácil.

Quem dominar a forma de medir tensão certamente que não terá problemas para medir corrente elétrica, que a princípio pode parecer mais difícil.

Mas é muito fácil, para medir corrente elétrica, coloque o multímetro na função DCmA ou DCA e interrompa a trilha ou fio do circuito que deseja medir a corrente.

Ao interromper uma ligação, ficam duas ligações abertas, é nesse ponto em que entra o multímetro, ele deve ser colocado em série e com a ponta vermelha mais próxima do positivo da fonte.

Caso seja um multímetro analógico e o ponteiro “voltar”, as pontas de prova devem ser invertidas, porque nesse caso a ligação para medida de corrente está com as pontas de prova invertidas.

A medida de corrente não é muito usada nos consertos devido ao trabalho de interromper o circuito e aplicar as pontas, mas às vezes é uma medida obrigatória se não houver nenhum sinal luminoso de indicação de “ligado”.

Em todo caso, todo técnico deve conhecer o procedimento e realizar sempre que julgar necessário, pois em muitas das vezes, uma simples medida de intensidade de corrente pode indicar onde está o defeito ou dar uma boa ideia de onde procurar o defeito, veja na figura abaixo como se faz a medida de corrente.

Os pontos com marcados com x é onde foi feita a interrupção do caminho da corrente, na prática a corrente que circula pelo circuito deve passar por dentro do multímetro para que ele possa fazer a medida.

É por isso que é importante colocar o instrumento na função correta e na escala correta para ter uma leitura precisa e ao mesmo tempo manter o multímetro em bom estado de funcionamento.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.