Ibytes Web Site

Cuidados Com Fontes

Se você não têm a base necessária considere as informações aqui contidas apenas a título de curiosidade ou de conhecimento pessoal, pois fazer a manutenção de dispositivos elétricos é perigoso, no caso de um descuido por procedimento indevido pode até mesmo matar, por esse motivo devem ser observadas as técnicas de segurança vitais ao manusear equipamentos que trabalham com altas tensões e a possibilidade de armazenamento de energia como é o caso das fontes chaveadas.

Tenha em mente que sempre que for preciso tocar nas partes interiores da fonte (de qualquer equipamento), é preciso ter certeza absoluta que não existe contato algum com a fonte externa de energia, consideremos fonte externa o estabilizador, a rede elétrica, o no-break, apenas desligar a chave liga-desliga não é a solução ideal, pois podem haver retornos do fio fase da rede, e quando existe retorno acontecem os choques mesmo com a chave liga-desliga desligada.

Manter a bancada limpa e livre de qualquer tipo de elementos condutores faz parte da segurança, portanto restos de solda, pedaços de fios e parafusos podem ser causadores de choques, além da possibilidade e causar curto-circuito, e para completar, ter pelo menos o conhecimento básico de primeiros socorros pode salvar a você mesmo ou pessoas que convivem com você.

As fontes chaveadas de boa procedência são seguras e duráveis, funcionam por milhares de horas sem apresentar problemas, mas, eís que de repente vem um curioso e descuidado e pluga o cabo de alimentação diretamente na rede elétrica sem se preocupar, ou nem sequer lembrar que existe a possibilidade que a rede de energia elétrica seja de 220 volts.

Se usar um estabilizador ou um no-break e cometer o mesmo erro, o estabilizador ou o no-break é que vai apresentar defeito, certamente que alguma coisa vai queimar, em todo caso, é uma proteção para a fonte do computador, principalmente quando se tratar de alguém ansioso ou descuidado, ou os dois defeitos na mesma pessoa que vai mexer na fonte do computador.

A verdade é que os usuários simplesmente esquecem do cuidado que deve-se ter com qualquer equipamento eletrônico, cuidado que é simples e básico e consiste em verificar a tensão de alimentação e verificar se a chave seletora de tensão da fonte está posicionada na posição que corresponde a tensão da rede de energia elétrica.

Os efeitos do descuido e da falta de atenção podem ser apenas a queima de um fusível até a perda total da fonte de alimentação (no caso de fonte de computador), na imagem abaixo estão descriminados os componentes que mais estão sujeitos a danos permanentes.

 

Na verdade, o erro pode ser sentido ou presumido pelo simples fato de cheirar o interior da fonte, que exala um cheiro de alguma coisa queimada, e abrindo a fonte a “desgraça” pode ser comprovada numa inspeção visual, pois dependendo do “estrago” poderão ser vistos componentes avariados, capacitores eletrolíticos explodem e deixam cheiro de eletrólito, fusível geralmente abre, resistores ficam com marcas de “queimados” e o mais temido é ver transistores “trincados” e com o dissipador “chamuscado”.

Claro que nem toda fonte chega a ter perda total, existem fontes que têm mecanismos para evitar grandes estragos, são as fontes que tem em seus circuitos varistores em paralelo com a alimentação, e em série com o fusível.

Quando uma sobre-tensão ocorre, o varistor entra em curto forçando a queima do fusível, isso evita curto-circuito no restante do circuito, assim evita-se o risco de incêndios e danos maiores no restante do circuito.

Numa fonte que utiliza varistor o conserto é simples, basta retirar o varistor queimado colocando um novo no mesmo local e substituir o fusível por outro das mesmas especificações do original, e a fonte volta funcionar normalmente.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.