Ibytes Web Site

Bobinas Para FM

Mais uma publicação no Canal Ibytes Brasil e dessa vez com o tema Entenda o Comportamento das Bobinas Para Transmissores de FM e Quando Paralelas a Capacitores.

Segue parte da transcrição do vídeo:

Entenda o Comportamento das Bobinas Para Transmissores de FM e Quando Paralelas a Capacitores.

Se você quer montar ou consertar desde um micro transmissor de FM a um potente transmissor, é preciso conhecer o comportamento dos indutores.
Bom lembrar que bobinas e indutores são a mesma coisa, apenas a forma de se expressar sobre o componente é diferente.

Desde o mais leigo ao mais experiente, todos terão oportunidade de montar um micro transmissor para a faixa de frequência modulada, cuja montagem será objeto de um vídeo aqui no canal, mas antes é preciso conhecer melhor alguns componentes.
Sem esse conhecimento não será montado nenhum transmissor que funcione, circuitos eletrônicos não funcionam na sorte, é preciso técnica e conhecimento da função de cada componente.

Por isso o que vou mostrar nesse vídeo é muito importante, é preciso conhecer o principal componente de um transmissor.
Claro que os componentes periféricos também são importantes, por isso também vou mostrar o comportamento de um indutor quando capacitores são colocados em paralelo formando o circuito tanque.

A unidade de indutância ou resistência indutiva no Sistema Internacional foi batizada de henry, em reconhecimento do trabalho de Joseph Henry, um cientista dos estados unidos que viveu de 1797 a 1878.
Foi ele que descobriu o fenômeno eletromagnético chamado indução eletromagnética ou autoindutância e a indutância mútua.

Voltando aqui para o nosso indutor, ele tem 5 voltas de fio, tem diâmetro de 10 milímetros e é auto sustentado, ou seja, seu núcleo é de ar.
Vou usar um instrumento chamado litevna64 para demonstrar exatamente em qual frequência ressona esse indutor.

Assista ao vídeo completo com todos os detalhes:

Acesse o Canal Ibytes no Youtube