Ibytes Web Site

Cuidados e Multímetros

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para não queimar ou danificar o seu multímetro, é recomendado que quem não sabe não mexa em nada antes de aprender a utilizar essa maravilhosa ferramente de bancada.

Ao observar o painel frontal de um multímetro analógico é fácil perceber que existe um parafuso de ajuste.
Esse parafuso ajusta corretamente o posicionamento do ponteiro do multímetro, na posição inicial sobre a indicação de um pequeno traço, que corresponde ao infinito, o qual vemos com a simbologia.

Quando não conseguir ajustar o ponteiro do multímetro com a variação da posição desse parafuso, as pilhas devem ser substituídas ou até mesmo o multímetro ser descartado.

O multímetro é um ótimo instrumento de medidas, mas requer conhecimento para manuseio sem risco de danifica-lo ou medir alguma unidade e na medida obter resultados que não sejam os verdadeiros.

Um exemplo disso é quando é medida tensão elétrica ou corrente elétrica, é preciso selecionar no multímetro a seção que mede tensão alternada (ACV) e uma escala superior a tensão que é esperada, como detalhe adicional, lembro que quando é feita a medição de tensão alternada não é preciso observar as posições das pontas de prova, mas não devem ser esquecidos os cuidados para não tocar nos pontos “vivos”.

Quando for medir uma tensão contínua, lembre-se que existe um ponto mais positivo do que o outro, logo a ponteira vermelha deve ser aplicada nesse (pólo mais positivo) e a ponteira (preta), no ponto de menor tensão elétrica, isso quando comparado a ponteira (vermelha).

Quando desejar medir a intensidade da corrente elétrica em um circuito (DCV), deve abrir o circuito e ter uma idéia aproximada do valor dessa corrente antes de medir a corrente com o multímetro, essa atitude ajuda a ter uma idéia da quantidade de de corrente e ajuda a decidir em qual escala será posicionada a chave seletora do multímetro.

É importante lembrar que com o circuito aberto existem dois pontos, e um deles é mais positivo do que o outro, logo a ponteira vermelha deve ser aplicada nesse ponto e a ponteira preta, no outro ponto que foi cortado do circuito, caso o contrário, o ponteiro irá “voltar” e o teste irá colocar o multímetro em risco.

Tenha muito cuidado com o multímetro para que ele não sofra impacto violento, ele não é um martelo e nem marreta que podem cair e até machucar os descuidados, o multímetro se vinga deixando de funcionar, é que quando caí pode ficar danificado.

Novatos em multímetros devem ter muito cuidado, para não medir tensão elétrica em escalas ôhmicas, ou em escalas de corrente elétrica, caso venha a acontecer, os componentes internos do multímetro ficarão danificados.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.