Ibytes Web Site

Teste em Fontes ATX

Nas fontes do tipo AT basta ligar a fonte que ela “arma”, mesmo que esteja desconectada do restante do micro, mas como fazer testar fontes do tipo ATX? Pois então ai está: Para fazer com que fontes ATX liguem sem estarem conectadas à placa mãe, basta aterrar o pino PS-ON da fonte de alimentação, isto é, conectar o pino PS-ON (é o pino 14) ao terra (os pinos 3, 5, 7, 13, 15, 16 ou 17).

Como em geral o PS-ON é um fio cor verde, basta ligar o fio verde da fonte ao fio preto, através de um pequeno fio ou mesmo um clips de papel aberto.

É interessante citar que muitas vezes nas medições de tensão as fontes indiquem tensão de alimentação correta quando testadas com um multímetro, mas não funcionam corretamente quando há uma carga aplicada á fonte, ou seja, quando são conectadas à placa mãe e aos dispositivos, as vezes só na placa mãe funciona bem, mas ao serem conectados outros dispositivos ou placas não tem o funcionamento normal.

O defeito mais comum em fontes de alimentação do tipo ATX é ela não conseguir fornecer corrente suficiente para alimentar todos os dispositivos, portanto, a potência não é conveniente para o tipo de dispositivos instalados no PC, isso é normal, porque quando um computador é comprado novinho, ele vem “seco” e quem compra quer ir instalando cada vez mais coisas, e nem sequer passa pela cabeça que é preciso antes de tudo, substituir a fonte por outra de maior potência.

Existe ainda a possibilidade do desgaste natural dos componentes, isso também causa problemas de falta de corrente e as vezes a fonte nem mesmo liga.

Nos casos apontados acima, nas medições em aberto (sem nada conectado), as tensões estarão sendo apontadas como boas, porém o micro não funciona corretamente, o defeito mais comum é o computador dar reset aleatório ou desligar sozinho sem mais nem menos, e depois de alguns minutos, se ligar o computador ele liga e acontece tudo novamente.

Dessa forma, a forma mais segura de se testar se a fonte está boa ou não é por substituição por uma fonte comprovadamente boa.

Na figura abaixo você pode observar a pinagem dos fios da fonte ATX, para o caso de dúvidas na localização dos pinos, bem como saber os pinos correspondentes às tensões de alimentação.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube