Instalar Computador

Alguém que compra um computador pode pensar que é só chegar em casa e enfiar o plugue na tomada e usar o computador, isso pode até acontecer, mas o computador irá durar pouco tempo, é importante ressaltar que uma instalação elétrica adequada é essencial para um bom desempenho e funcionamento de um computador.

Caso haja mais corrente elétrica do que o necessário no computador, este poderá ter todas as peças queimadas, um exemplo disso é o caso de ligarmos um aparelho que funciona com 110 volts em uma tomada de 220 volts.

E caso ligarmos um aparelho de 220 volts em uma tomada de 110 volts este não irá ligar, ou liga mas não completa o boot, pois passa menos corrente do que o necessário para o seu correto funcionamento.

Um dos erros comuns é quebrar o pino de aterramento do conector macho do cabo de alimentação, isso é feito porque devido a pressa e/ou desconhecimento é usada uma tomada comum, o correto é usar uma tomada tripolar.

A tomada tripolar é responsável por fornecer energia ao computador através da fonte de alimentação, nesse tipo de tomada são usados três fios: neutro, fase e terra, como é fácil perceber, são diferentes das tomadas bipolares pelo fato de estas não possuírem o pólo “terra”.

No caso das tomadas bipolares, o aterramento se dá através de um para-raios ou outro aparelho que tenha como função desviar o excesso de corrente, no fio “fase” a tensão é de 110 volts ou 220 volts, dependendo do aparelho, no fio “neutro” ou “terra” a tendência é ter zero volt.

A tensão de alimentação vem especificada no aparelho ou na sua documentação, e a tensão existente na rede de energia elétrica é comum que as pessoas saibam, em todo caso, a utilização de um multímetro para medir a tensão resolve o problema.

Outro item que geralmente é esquecido na instalação de computadores é o filtro de linha, cuja função principal é eliminar os ruídos ocasionados na rede elétrica por equipamentos que exijam demais dela, ruídos em excesso podem danificar algum aparelho e comprometer o bom uso de determinados periféricos.

O Nobreak é um tipo de estabilizador que tem acoplada uma bateria, enquanto ligado, a bateria vai sendo carregada lentamente para quando faltar energia ela entrar em ação e o computador não ser desligado, o nobreak é aconselhável para empresas e escritórios, são usados principalmente em servidores.

O estabilizador é responsável por estabilizar a tensão elétrica para que ela fique adequada, evitando picos de tensão que possam queimar os periféricos e os demais componentes do computador.

O estabilizador protege os outros equipamentos de uma possível oscilação da energia, por isso ele deve ficar ligado à rede elétrica e conectado com a fonte de alimentação, portanto, todos os periféricos devem ser ligados a ele, só para constar, se usar nobreak não será necessário usar estabilizador, já que um estabilizador já está embutido na maioria dos nobreak.

Postagens relacionadas
  • Eletricidade e Segurança.
  • Gerar e Usar a Energia
  • Gerar Energia Infinita
  • Eletricidade e Eletrônica
  • Economia Sem Gato
  • Transformadores de Tensão
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14748)
  • Antena Para Celular (12193)
  • Amplicador 60 W RMS (9684)
  • Os Gatos & Dúvidas (8261)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5872)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum