Sabemos Pouco Ainda

Não é de hoje que os estudos da eletrostática deixam os homens preocupados em saber qual é a natureza da eletricidade, a história nos conta que a primeira teoria a esse respeito foi formulada por Benjamin Franklin e é conhecida como teoria do fluido único.

A teoria do fluído único admitia que todo corpo possuía uma certa quantidade de um fluido indestrutível e era associado a matéria em maior ou menor quantidade.

Um corpo em estado neutro teria uma quantidade desse fluido elétrico que era chamada a quantidade normal de fluido para esse corpo, se o corpo tivesse excesso desse fluido estaria eletrizado positivamente, se tivesse falta, estaria eletrizado negativamente.

Para explicar as atrações e repulsões entre os corpos eletrizados admitia que as partículas que constituem a matéria se repeliam umas com as outras, e atraíam o fluido elétrico, a eletrização por atrito entre os dois corpos era explicada pela passagem de fluido de um corpo a outro.

Mais tarde foi criada a teoria dos dois fluidos, nesta teoria admitia-se que em todos os corpos existiam em quantidades infinitas de dois fluidos elétricos: um positivo, outro negativo.

Os fluidos da mesma espécie se repeliriam, e os de espécies diferentes se atrairiam, um corpo estaria eletrizado positiva ou negativamente de acordo com o excesso de um fluido sobre o outro.

Depois que os físicos começaram a desconfiar da existência do elétron não demorou em confirmar a sua existência.

Atualmente, tomando como ponto de partida que os elétrons e os prótons são partículas materiais dotadas de carga elétrica, nós conseguimos explicar quase a totalidade dos fenômenos elétricos conhecidos.

Apesar disso, os leigos dizem que não sabemos nada a respeito da eletricidade, isso não é verdade e é muito prejudicial para os principiantes que passam a considerar a eletricidade como uma coisa misteriosa e muito perigosa.

A verdade é que ainda não sabemos tudo a respeito da eletricidade, mesmo porque, ainda existem muitos fatos que ainda precisam de explicação.

Precisamos saber porque os elétrons tem carga elétrica, porque os prótons tem carga elétrica, como a atração entre prótons e elétrons no átomo se combina com a atração gravitacional.

Também precisamos saber porque certas substâncias são condutoras quando a eletricidade passa num sentido e são isolantes quando a eletricidade passa em sentido oposto, e tem muito mais coisas que precisamos saber.

Mas não é porque não sabemos muitas dessas coisas que devemos olhar a eletricidade de olho virado e não acreditar em coisas que acontecem na nossa frente todos os dias.

Em qualquer parte de qualquer ciência existem e sempre existirão muitos e muitos fatos que o homem não sabe explicar, e são exatamente esses fatos que impulsionam o desenvolvimento da ciência e a descoberta de novas realidades.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.