Interferência Eletromagnética


Devido ao crescimento da indústria eletrônica e das telecomunicações, são feitos estudos para analisar a rádio interferência originada nas linhas e alta tensão.

A interferência é um acontecimento prejudicial, esse fato indica a necessidade do conhecimento dos níveis de radiação eletromagnética que estão presentes nos ambientes públicos e privados.

Mesmo sendo pouco divulgado, existem equipes preparadas especialmente para a análise e medição de campos eletromagnéticos gerados por equipamentos elétricos, essa área é conhecida como a área de estudos de compatibilidade eletromagnética, esta é uma área que vem sendo muito discutida nos grandes centros de pesquisas do mundo inteiro.

Devido a vários fatores, é necessário adotar uma metodologia que estabeleça as medidas mínimas a serem seguidas na implantação de linhas de transmissão de alta tensão próximas a centros urbanos e estabelecer quais as providências que devem ser adotadas na utilização de equipamentos eletrônicos próximos às linhas de transmissão, além de analisar os campos elétricos que estão presentes nestas áreas.

Para o estudo dos campos elétricos é preciso estabelecer uma rotina de cálculos que deve ser seguida para que sejam obtidos valores, e a partir desses dados tomar a decisão quanto ao tipo de formato técnico mais adequado da linha de transmissão a ser implantada.

Também é preciso indicar as recomendações que devem ser seguidas para utilização dos equipamentos eletroeletrônicos utilizados nas proximidades com a finalidade de garantir a qualidade do sinal de recepção dos equipamentos envolvidos nas medições.

O propósito das medições é obter valores do campo elétrico que venha contribuir para a análise final, dessa forma o projetista pode avaliar a rádio interferência originada principalmente do efeito corona nas linhas de alta tensão.

Ao contrário do que parece, a medição é complexa e envolve um grande número de variáveis que direta ou indiretamente influenciam por estarem diretamente relacionadas com as linhas de transmissão de alta tensão.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).