A Energia Potencial

Por definição, energia é a capacidade de realizar trabalho, realiza-se trabalho quando se desloca uma massa num campo gravitacional, por exemplo quando se eleva uma massa de 1 kg desde o nível do mar até à altitude de 10 m, mas também quando se desloca uma carga elétrica entre dois pontos cujas amplitudes dos campos elétricos são diferentes.

Considere-se, a título de exemplo, o caso da queda de uma massa num campo gravitacional.

O trabalho é realizado pelo campo gravitacional e é dado pelo integral ao longo da trajetória do produto interno entre a força e o deslocamento, conforme formula abaixo.


No caso particular em que a força é constante e a direção coincidente com o deslocamento, a energia libertada é expressa pelo produto
Note que g, m e h definem, respectivamente, a constante de gravitação terrestre, a massa do corpo e o deslocamento.

De acordo com o deslocamento de uma massa no sentido da força (a queda) conduz à libertação de energia por parte do sistema, ou seja, à realização de um trabalho que se define como negativo, ao passo que o deslocamento da mesma no sentido contrário ao da força (a elevação) corresponde ao fornecimento de energia ao sistema e, por definição, à realização de um trabalho positivo.

Considere-se então um átomo de hidrogénio, constituído, como se disse, por um próton e por um elétron.

A força elétrica entre o próton e o elétron é radial e atrativa, sendo a intensidade respectiva uma função do raio da órbita.

Em face da existência de uma força de atração entre as duas cargas, o deslocamento do elétron entre órbitas envolve a realização de um trabalho cujo módulo é definido pela fórmula abaixo.


Note em que ri e rf definem, respectivamente, os raios das órbitas inicial e final do elétron.

O afastamento do elétron em relação ao núcleo exige o fornecimento de energia ao sistema, ao passo que a aproximação ao núcleo envolve a libertação de energia.

A definição de energia potencial elétrica aplica-se a qualquer conjunto de cargas elétricas sujeitas à ação de um campo elétrico.

Se se considerar o caso particular representado na figura abaixo em (a), em que se admite um campo elétrico constante ao longo do fio condutor que une os terminais positivo e negativo, verifica-se que:

a) O transporte de um elétron do terminal negativo para o terminal positivo envolve a libertação de energia, o que permite dizer que o sistema, à partida, dispunha de energia (elétrica) armazenada, observe a figura abaixo (a).

b) O transporte de um elétron do terminal positivo para o terminal negativo exige o fornecimento de energia ao sistema, operação que neste caso corresponde ao armazenamento de energia potencial, observe a figura abaixo (b).

Em qualquer destes casos, o trabalho é sempre dado pelo integral da força elétrica ao longo da trajetória das cargas eléctricas.

Por outro lado, a energia elétrica em jogo é proporcional à quantidade de cargas transportadas, ou seja, o transporte de n cargas entre os dois terminais envolve uma energia n vezes superior àquela envolvida no transporte de uma única carga elétrica.

Um reservatório de cargas elétricas positivas e negativas fisicamente separadas constituí a fonte de energia elétrica popularme conhecida por bateria.

O fornecimento de energia por parte da bateria corresponde ao deslocamento das cargas elétricas negativas do terminal negativo para o terminal positivo, ao passo que a regeneração corresponde à sua separação física.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.