Transmissão da Energia

Os geradores que produzem energia alimentam a rede de transmissão e distribuição com um valor de tensão alto, mas adequado, o objetivo é o melhor rendimento.

Esse valor alto depende das características do gerador, enquanto que a tensão que alimenta os aparelhos dos consumidores, por razões de construção e também de segurança, tem valor baixo, nos limites de 110 ou de 220 volts.

Isso significa que a corrente, e principalmente a tensão fornecida variam de acordo com as exigências.

Nas linhas de transmissão a perda de potência por liberação de calor é proporcional à resistência dos condutores e ao quadrado da intensidade da corrente que os percorre.

Para diminuir a resistência dos condutores seria necessário usar fios mais grossos, isso tornaria a rede elétrica mais pesada e o transporte da energia muito mais caro.

A solução é o uso de transformadores que aumentam a tensão nas saídas das linhas da usina, até atingir um valor suficientemente alto para que o valor da corrente desça a níveis razoáveis.

Aplicando essas técnicas a potência transportada não se altera e a perda de energia por aquecimento nos cabos de transmissão fica dentro de limites aceitáveis.

Nas transmissões de altas potências é necessário adotar tensões cada vez mais elevadas, em alguns casos são alcançadas cifras de 400.000 volts.

Quando a energia elétrica chega aos locais de consumo, outros transformadores abaixam a tensão até os limites de acordo com as as necessidades dos consumidores.

Existe outra classe de transformadores, é uma classe de transformadores também indispensável, mas de potência baixa.

Os transformadores de baixa potência estão presentes na maioria dos aparelhos elétricos e eletrônicos que encontrados normalmente nas casas, e mesmo que os computadores utilizem fontes chaveadas, ainda assim pode ser necessário ter que usar um transformador que converta os 220 volts em 110 volts, normalmente conhecido por estabilizador por incluir um circuito eletrônico que mantém a tensão de saída nivelada em 110 volts.

A função do estabilizador é abaixar ou aumentar a tensão da rede doméstica, de forma a alimentar convenientemente os vários circuitos elétricos que compõem aparelhos elétricos e eletrônicos.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.