A Fiação Elétrica Ruim

É algo comum alguém comprar um computador e seguir as normas de instalação corretamente, ou seja, o fio fase no seu devido lugar, o fio neutro também no seu devido lugar, e o fio terra corretamente instalado.

Qualquer equipamento deve ser instalado numa rede elétrica perfeita no que diz respeito à fiação, pois a instalação correta protege o usuário, o equipamento e ajuda a economizar energia.

Nós quando somos jovens tudo está bom e funciona bem, assim é com todas as coisas, inclusive com uma rede elétrica, com o passar do tempo os fios que são emendados acabam ficando com os contatos oxidados e passam a gerar problemas de pequenas interrupções de energia elétrica nos aparelhos alimentados pelas redes defeituosas.

Todo técnico sabe que um defeito que às vezes aparece do nada e também some misteriosamente é bem mais difícil de ser detectado do que um defeito que está evidente e presente, como é o caso do rompimento de um fio.

Mas um contato oxidado e isolado por uma fita isolante não é impossível de ser encontrado, mas é muito mais difícil porque é preciso procurar pelo defeito que gera interrupções momentâneas.

Pode parecer fora do tema, mas vou escrever só para ilustrar: há muitos anos atrás eu tinha uma ótima estação de rádio amador, certo dia caiu um raio, mesmo não tendo nenhum aparelho ligado, não sobraram nem caquinhos para contar a história.

O fato é que não queimou a minha casa porque havia um sistema que desligava justamente o setor onde estava a estação de rádio quando era dia, o sistema detectou como se fosse dia e desligou aquela parte salvando a casa do incêndio.

Foi muito rápido, um segundo no máximo, mas a rede elétrica da casa nunca mais prestou, eram aparelhos que desligavam do nada, às vezes eram ligados, mas não havia energia na tomada, mesmo com o disjuntor ligado.

O no-break passou a alternar entre bateria e rede elétrica mesmo sem faltar energia (em tese), o velho monitor CGA do meu antigo AT286 desligava, e a CPU parecia uma árvore de natal, de tantas vezes que ligava e desligava.

E não precisava ser em horário de pico de consumo, quando menos se esperava a energia elétrica desaparecia das tomadas e os aparelhos desligavam.

Então resolvi verificar a fiação e comecei pelo fio terra, estava perfeito, pelo menos era o que parecia visualmente, medi a resistência entre as extremidades do fio, medi também uma extremidade com o terra real, era uma haste de metal com 2 metros e meio cravada no solo, deu 3 ohms, estava tudo OK.

Mas pensando melhor, podia ser apenas queda de tensão, que quando solicitada pelo aparelho era insuficiente e por isso o aparelho não ligava, esperei o defeito se manifestar, corri com o multímetro na mão e constatei que era sem energia alguma, ou seja, não havia tensão.

Falei com meu vizinho e puxamos uma extensão provisória para testar, na extensão tudo funcionava, mas se a rede elétrica da casa fosse alimentada pela extensão o problema era o mesmo de antes, estava evidente que o problema não era mau contato na descida de energia que vem do poste e passa pelo medidor como eu suspeitava.

Experimentei pegar a energia na saída do relógio medidor, funcionava normal, então a minha instalação elétrica tinha sido avariada e causava interrupções sem explicação, ou melhor, havia uma explicação: os fios haviam sido danificados ou seus contatos nas emendas não faziam contato elétrico perfeito como deve ser numa instalação elétrica.

A solução era fazer nova instalação elétrica e foi o que foi feito, e os problemas de queda repentina e desligamento dos equipamentos sem explicação não aconteceram mais.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.