História: Motor a Vapor

Atualmente os motores elétricos são encontrados numa grande quantidade de dispositivos que precisam converter energia elétrica em força ou em movimento.

Existem vários tipos de motores, a maioria deles tem como principal função converter energia em força ou tração, os motores elétricos podem ser alimentados por corrente corrente contínua ou por corrente alternada.

Todos os motores funcionam sob o mesmo princípio, mas dependendo do projetista o que pode mudar é o aspecto visual, mas todo motor elétrico funciona com base na lei do magnetismo.

Não se sabe ao certo e nem os livros de história dão certeza, mas é bem provável que o primeiro motor que foi inventado pelo homem foi por volta de 60 anos antes de Cristo na Alexandria.

Nessa época existiu um homem chamado Heron, e ele inventou coisas que eram maravilhas para a época.

O motor de Heron consistia numa bola de bronze ligada a um tacho cheio de água quente através de dois tubos de metal.

Na bola de bronze, dois outros pedaços de tubo foram dobrados, e deixavam o vapor sair na forma de jato, e quando a água era aquecida e fervia os jatos de vapor movimentavam a bola pelo princípio da ação e reação, e era criada uma força que fazia a bola girar.

Esse era o mesmo princípio de funcionamento dos “motores” dos trens antigamente, onde lenha (ou carvão) era colocada numa fornalha que esquentava a água em uma caldeira, e quando a água fervia, formava vapor que saindo com pressão da caldeira, fazia a engrenagem de tração do trem movimentar as rodas, que por sua vez fazia a locomotiva e seus vagões se movimentarem sobre os trilhos.

Atualmente as caldeiras ainda existem, mas a quase totalidade dos motores elétricos são baseados em campos magnéticos, onde existem imãs, geralmente fixos, e as bobinas presas a um eixo, e quando as bobinas são percorridas por uma corrente elétrica, criam um campo magnético que movimenta o eixo.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.