Sem Choques Elétricos

Depois de muitas perguntas a respeito de eletricidade, eletrônica, chegamos ao manuseio da energia elétrica e o perigo que pode ser o mau uso da eletricidade, pois ela pode matar.

O papo começou informalmente, mas o assunto água potável aqui em Itajaí se tornou um assunto diário nas rodinhas.

Acontece que a água que agora é fornecida por uma empresa da prefeitura municipal, não dá para tomar, cozinhar e nem mesmo para lavar roupas claras, pois se as roupas forem meio amareladas, se tornarão totalmente amarelas se forem lavadas com a água fornecida pela dita empresa.

Determinadas partes do corpo, se forem lavadas com esta água criam feridas, um aluno mostrou o pinto todo assado e não era de transar não, era assadura alérgica proveniente dessa coisa que corre nas torneiras daqui e que
alguns chamam de água.

Antes que encham minha caixa postal com brincadeiras, aviso que vi o pinto e fiquei assustado com a assadura, então não percam tempo fazendo brincadeiras, pois o negócio é sério, e o seu negócio pode assar também.

O interessante e desprezível é que não tem quem seja responsável pelo setor, nem mesmo os órgãos de que deveriam proteger os consumidores fazem algo em favor da população.

A respeito destes órgãos de defesa dos consumidores (aqui de Itajaí) já tenho a minha opinião formada a respeito, e posso afirmar que se for uma coisa pequena, tipo a loja local vendeu algo com um defeito ou algo parecido, o órgão entra em contato com a loja e diz o que o consumidor está querendo, o lojista analisa a questão, e provavelmente faz alguma coisa para não ter seu nome publicado na imprensa local.

O mesmo não acontece quando a discórdia é com um dos chamados grandes, tipo provedores de acesso à internet, empresas de telefonia e vai por aí afora, eu que o diga, nos dois casos, nada foi feito e nada será feito, pois quem vai fazer alguma coisa contra os grandes?

Estes órgãos de defesa de consumidores aos quais me refiro tem apenas o poder de mediação e nada podem impor, em outras cidades pode ser até que funcionem, mas aqui não, isso é uma realidade, então por que existem?

É claro que é para ter mais funcionários públicos para receberem seu sacolão e o salário no final de cada mês.

Agora você já deve estar querendo perguntar, e o que isso tem a ver com a eletricidade?

Pode ser que muitos não entendam, mas qualquer coisa que qualquer cidadão não queira fazer e é obrigado sob alguma circunstância passa a ser coação e coação é crime, e os órgãos de defesa deveriam defender o cidadão nessa circunstância, afinal de contas, é para isso que existem.

É o caso da água nas torneiras aqui da cidade de Itajaí, ninguém é e nem deve ser obrigado a trocar a resistência do chuveiro da sua casa quase que diariamente, isso implica em custos, e não adianta a alguém dar a resistência, ainda perde-se o tempo de ir buscá-la, ficando inclusive mais cara ir buscá-la do que comprar próximo de casa, e não são todos que sabem fazer a troca, e quando a resistência queima na metade do banho?

O restante do banho será frio causando um resfriado, e quem vai pagar pelos remédios? A dor em qualquer corpo tem preço?

Agora é o ponto onde queria chegar, saiba que o registro do chuveiro passa a dar choques devido a quantidade de produtos químicos existentes na água, e para parar o choque é preciso aterrar o registro do chuveiro também, em condições normais, o aterramento é por precaução, o choque não existe, e se houver um surto momentâneo o fio terra tem a função de descarregar o surto protegendo quem está tomando banho e é obrigado a ligar o chuveiro, e para isso é preciso manipular o registro do chuveiro.

Mas nos casos onde a circulação de energia é contínua no registro do chuveiro, o choque pode matar, e se a intensidade do choque for insuficiente, o susto devido ao choque pode matar alguém que sofra do coração, e para quem não sabe, uma
bateria (pilha) de 1.5 volt não tem corrente com intensidade suficiente para matar uma pessoa, mas o nível de tensão que pode ser gerado através de um oscilador alimentado pela mesma pilha de 1.5 volt pode assustar e até matar devido ao susto, certamente você viu um daqueles livrinhos com uma mulher pelada na capa e escrito não abra, quando o curioso abre, leva um choque, esse livro contém internamente um circuito eletrônico alimentado por uma pilha.

Agora pense na medida de tensão, em nossa cidade é 220 volts, e você é obrigado a colocar um fio extra para aterrar o registro do chuveiro e assim não tomar mais choques, e aquela energia que é descarregada pelo fio de aterramento vai ser paga na sua próxima conta de luz, pode não ser muita a descarga pelo fio terra, mas se forem somados muitos banhos diários de uma família, somarão alguns KW mensais jogados fora, e em tempos onde são feitas campanhas visando o racionamento de energia elétrica, implantação dessa palhaçada chamade de horário de verão, etc.

Mas como não tem quem defenda o cidadão que paga seus impostos e sustenta as viagens dos políticos, e todos esses “barnabés”, todos serão obrigados a pagar ou a correr o risco de continuar levando choques.

Em todo caso, muito cuidado, em caso de dúvidas a respeito de choques no registro do seu chuveiro, ligue seu chuveiro calçado com chinelos secos e de borracha e munido de uma chave de teste, encoste a parte metálica da chave de teste
no registro do chuveiro, e se a lâmpada interna da chave acender, o registro do seu chuveiro está dando choques, você está correndo o risco de tomar choques ao encostar no registro do seu chuveiro, e se colocar o fio terra no registro, o choque será descarregado para a terra e você estará jogando energia elétrica pelo ralo, enfim, fazendo algo que não queria fazer e faz obrigado por uma circunstância, e salve-se quem puder, por que quem nos defenda não existe.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.