Ibytes Web Site

Neutro Como Terra?

A utilização do fio neutro como terra é condenada pelos eletricistas mais rigorosos, mas ela cumpre o papel básico do aterramento, pois mantém a carcaça em um potencial baixo, de apenas alguns volts, é possível sim, mas esse tipo de ligação tem problemas que a deixam bem longe do ideal.

Um dos primeiros problemas é a tensão do neutro que pode ser elevada caso exista uma queda de tensão muito grande ao longo da fiação.

Ninguém está livre de interferências, e quando existirem interferências na rede elétrica, as interferências serão automaticamente transmitidas para o terra, portanto, o terra “puxará” muitas interferências.

Existe ainda o risco de choques, pois se alguém inverter as posições da fase e do neutro, o fase ficará ligado ao terra, e a carcaça estará “viva”, além disso, a eficiência dos filtros de linha será bem reduzida.

Definitivamente este tipo de instalação não é o recomendável para utilizar em equipamentos que precisam conectar em rede ou em salas diferentes, pois a diferença entre as tensões dos neutros resultará em diferença entre os terras.

Mesmo assim, em casos extremos, é possível utilizar a ligação do neutro ao terra, desde que o usuário esteja ciente desses problemas, e no caso de travamentos, eles podem estar sendo causados por interferências na rede e transmitidas ao terra.

Sempre que for possível, dê preferência ao uso do método de aterramento correto que consiste em puxar um fio de terra desde o quadro de disjuntores até os equipamentos.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.