Instalar Computador

Alguém que compra um computador pode pensar que é só chegar em casa e enfiar o plugue na tomada e usar o computador, isso pode até acontecer, mas o computador irá durar pouco tempo, é importante ressaltar que uma instalação elétrica adequada é essencial para um bom desempenho e funcionamento de um computador.

Caso haja mais corrente elétrica do que o necessário no computador, este poderá ter todas as peças queimadas, um exemplo disso é o caso de ligarmos um aparelho que funciona com 110 volts em uma tomada de 220 volts.

E caso ligarmos um aparelho de 220 volts em uma tomada de 110 volts este não irá ligar, ou liga mas não completa o boot, pois passa menos corrente do que o necessário para o seu correto funcionamento.

Um dos erros comuns é quebrar o pino de aterramento do conector macho do cabo de alimentação, isso é feito porque devido a pressa e/ou desconhecimento é usada uma tomada comum, o correto é usar uma tomada tripolar.

A tomada tripolar é responsável por fornecer energia ao computador através da fonte de alimentação, nesse tipo de tomada são usados três fios: neutro, fase e terra, como é fácil perceber, são diferentes das tomadas bipolares pelo fato de estas não possuírem o pólo “terra”.

No caso das tomadas bipolares, o aterramento se dá através de um para-raios ou outro aparelho que tenha como função desviar o excesso de corrente, no fio “fase” a tensão é de 110 volts ou 220 volts, dependendo do aparelho, no fio “neutro” ou “terra” a tendência é ter zero volt.

A tensão de alimentação vem especificada no aparelho ou na sua documentação, e a tensão existente na rede de energia elétrica é comum que as pessoas saibam, em todo caso, a utilização de um multímetro para medir a tensão resolve o problema.

Outro item que geralmente é esquecido na instalação de computadores é o filtro de linha, cuja função principal é eliminar os ruídos ocasionados na rede elétrica por equipamentos que exijam demais dela, ruídos em excesso podem danificar algum aparelho e comprometer o bom uso de determinados periféricos.

O Nobreak é um tipo de estabilizador que tem acoplada uma bateria, enquanto ligado, a bateria vai sendo carregada lentamente para quando faltar energia ela entrar em ação e o computador não ser desligado, o nobreak é aconselhável para empresas e escritórios, são usados principalmente em servidores.

O estabilizador é responsável por estabilizar a tensão elétrica para que ela fique adequada, evitando picos de tensão que possam queimar os periféricos e os demais componentes do computador.

O estabilizador protege os outros equipamentos de uma possível oscilação da energia, por isso ele deve ficar ligado à rede elétrica e conectado com a fonte de alimentação, portanto, todos os periféricos devem ser ligados a ele, só para constar, se usar nobreak não será necessário usar estabilizador, já que um estabilizador já está embutido na maioria dos nobreak.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.