Os Conceitos Básicos

Condutores de eletricidade existem em partículas invisíveis que são chamadas de elétrons livres que da mesma forma que os planetas giram em volta do sol, os elétrons giram em volta dos núcleos dos átomos.

Quando uma força chamada de tensão elétrica impulsiona os todos os elétrons na mesma direção é formada a corrente elétrica.

Toda corrente elétrica tem uma certa potência, e para saber a potência elétrica multiplica-se a tensão pela corrente e o resultado obtido é a potência elétrica.

A tensão elétrica é medida em volts, a intensidade da corrente elétrica é medida em ampères, a potência elétrica é medida em watts e a energia elétrica é medida em quilowatt-hora (KWh).

Achou confuso? Nada disso, é muito simples, tomemos como base um dos aparelhos que mais gasta energia elétrica em nossas casas, um chuveiro, e digamos que a potência desse chuveiro seja de 4.000 watts, e a nossa rede de energia elétrica seja 220 volts.

Para saber a intensidade da corrente elétrica é feito o seguinte cálculo: P / V, onde P é a potência e V é a tensão, assim temos: 4000 / 220 = 18,18 ampères.

Para saber o consumo devemos fazer um cálculo um pouquinho mais complicado, mas nada que mesmo quem fugiu da escola não consiga, digamos que você toma um banho de meia hora todo dia, sabemos que o mês tem 30 dias, então o cálculo é o seguinte: (P x T) x Nd = KW, onde P é a potência do chuveiro, T é o tempo que o chuveiro fica ligado, e Nd é o número de dias que o chuveiro é utilizado e KW é a quantidade de watts consumida.

Assim temos: (4000 x 0.5) x 30 = 60.000 watts, que é o mesmo que 60 KW, agora pegue sua conta de energia elétrica e veja quanto você paga por cada quilowatt e multiplique o valor do quilowatt pelo número de watts consumidos.

Mais um exemplo? Se o valor do KW for R$ 2.20 e você utiliza 60 KW só nos seus banhos diários, você gasta R$ 132,00 por mês só de chuveiro, claro que o valor do KW sugerido é fora da realidade, observe sua conta de energia elétrica e faça seus próprios cálculos.

E assim você pode fazer o cálculo para cada aparelho que tem na sua casa e somar os resultado e você saberá se existe algum problema na conta da luz, mas o melhor de tudo é que você vai aprender a economizar porque saberá quanto está gastando em cada aparelho e onde pode ser cortado um pouco do consumo.

Veja na tabela abaixo a potência que é consumida por alguns tipos de aparelhos eletrodomésticos:

Claro que uma boa instalação elétrica ajuda a evitar riscos de sobre aquecimento dos fios e com isso também o desperdício de energia elétrica, pois o bom dimensionamento dos fios utilizados é muito importante tanto na questão da segurança quanto na questão do consumo, veja tabela abaixo e escolha o fio certo para algumas aplicações:

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.