A Corrente de Elétrons

Você pode concluir que ao ligarmos um fio condutor a uma pilha, estabelece uma corrente de elétrons, que entra na pilha pelo terminal positivo e sai pelo terminal negativo.

Essa corrente de elétrons chama-se corrente elétrica.

A Corrente elétrica é a manifestação da eletricidade dinâmica ou eletricidade em movimento.

Quando circular por um fio condutor um pequeno número de elétrons, diz-se que a corrente elétrica é fraca.

A corrente elétrica é considerada muito forte quando constituída por um grande número de elétrons em movimento.

Para indicar a intensidade de uma corrente elétrica, ou seja, para sabermos se ela é fraca ou forte, utilizamos o ampère como unidade de medida.

O ampère é a unidade que mede a intensidade da corrente elétrica, isto é, a quantidade de carga elétrica que passa em um dado ponto de um circuito, por unidade de tempo.

Observe que se pelo filamento de uma lâmpada passar uma corrente elétrica de 5 ampères e por uma campainha elétrica circular 1 ampère, pode-se deduzir que pelo filamento da lâmpada circula um número de elétrons 5 vezes maior do que pela campainha.

Para tornar bem claro o sentido do ampère, podemos compará-lo à expressão litros por segundo.

Assim, por exemplo, uma corrente de água de 10 litros por segundo é mais forte do que uma corrente de água de 1 litro por segundo.

Analisando cuidadosamente o fenômeno da corrente elétrica, você constatará que não é missão da pilha fabricar elétrons.
A pilha apenas armazena os elétrons que proporcionam uma força para colocar em movimento os elétrons do condutor.
Ao desligar a pilha, esse movimento de elétrons termina e cada átomo do condutor fica com os elétrons necessários para se neutralizar.

A força que é capaz de estabelecer corrente elétrica chama-se força eletromotriz.

A força eletromotriz pode ser comparada com a pressão gerada por uma bomba centrífuga, capaz de manter circulando uma corrente de água pela canalização.

Vamos recapitular: Assim como a bomba não fabrica a água, a pilha não produz os elétrons (eletricidade), os dois aparelhos servem apenas para gerar a pressão necessária para que a corrente se estabeleça.

A bomba produz apenas uma pressão que faz com que a água se ponha em movimento pela canalização.

Então deduz-se que a força eletromotriz pode ser comparada com a pressão gerada pela bomba na canalização de água.
Quando o gerador elétrico funciona, estabelece uma força eletromotriz que faz circular uma corrente de elétrons pelo condutor.

Existem bombas de diferentes tamanhos e existem pilhas e outros aparelhos elétricos capazes de produzir forças eletromotrizes diferentes.

É necessário usar uma unidade que indique corretamente, o valor das diferentes forças eletromotrizes.

O Volt é a unidade usada para indicar o valor das diferentes forças eletromotrizes.

O valor em volts é obtido medindo a diferença de potencial elétrico existente entre seus terminais.

Quando a força eletromotriz (tensão) aumenta, a atração exercida sobre os elétrons livres torna-se maior, colocando em movimento um número maior deles, o que equivale a dizer que a corrente se torna mais forte.

Isto significa que, num mesmo circuito, a força eletromotriz (a tensão) de 2 volts produz uma corrente duas vezes maior que a obtida com 1 volt.

Outro fator importante que afeta a intensidade da corrente elétrica chama-se resistência, mas a resistência é assunto para texto de outro link.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.