Sobre Instalação Elétrica


A instalação elétrica correta determina se será duradouro e confiável o funcionamento do equipamento nela instalado, uma boa instalação evita problemas esporádicos ou intermitentes, que muitas vezes são difíceis de descobrir sua fonte.

Outro detalhe, é que as posições dos sinais terra, neutro e fase devem obedecer aos padrões internacionais.

O aterramento é de extrema necessidade para evitar todos os problemas citados, e precaver alguns outros, que a falta, ou o mau aterramento pode causar.

Num aterramento ideal, a diferença de potencial entre o terra e o neutro não pode variar mais de cinco volts em corrente alternada.

A tensão da rede elétrica costuma variar dos 110 ou 220 volts necessários para o funcionamento normal, qualquer variação muito brusca desse valor pode causar problemas graves.

Os problemas com a eletricidade da rede podem ser classificados em três categorias básicas: tensão excessiva, tensão insuficiente, e ruído.

Em muitos casos, a sujeira elétrica podem atravessar os circuitos de filtragem da fonte de alimentação e interferir com os sinais normais do equipamento.

Os filtros existentes nas fontes de alimentação são bem eficazes para sanar esse tipo de problema, não sendo necessário a aquisição do filtro de linha, mas se o ruído for excessivo, um filtro de linha, ou um aterramento mais eficaz pode resolver o problema de ruído de energia da fonte.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).