Auto Transformadores

Os transformadores são utilizados num conjunto muito variado de aplicações de processamento de informação e de energia.

De entre estas se destacam a elevação e a redução da tensão ou do número de fases em redes de transporte e distribuição de energia elétrica, na redução da tensão e da corrente em instrumentos de medida, a adaptação de impedâncias e a sintonia de filtros RLC em aplicações de áudio, de rádio freqüência e de freqüência intermédia, também no armazenamento de energia em conversores, no isolamento galvânico, e tantas outras aplicações.

Um tipo de transformador é o autotransformador cujo enrolamento primário e secundário coincidem parcialmente.

Conforme o esquema mostrado na figura abaixo, os acessos ao primário e ao secundário são coincidentes ou com as extremidades ou com pontos intermédios do enrolamento, sendo um dos terminais do primário sempre coincidente com um dos terminais do secundário.

Autotransformador redutor (a) e elevador (b).

O autotransformador é do tipo redutor de tensão quando o número de espiras do secundário é menor do que o número de espiras do primário, e do tipo elevador no caso contrário.

Em qualquer dos casos, a relação de transformação é dada pelo cociente entre o número de espiras conforme fórmula abaixo:

Uma das conseqüências da coincidência parcial entre os enrolamentos do primário e do secundário é a perda de isolamento galvânico entre as bobinas.

Mesmo com essa característica que pode representar um perigo de choques, o autotransformador apresenta um vasto conjunto de vantagens se comparados aos transformadores comuns, principalmente no que diz respeito ao seu custo por possuir um único enrolamento e, em muitos casos, com fios condutores de menor seção, também em relação ao volume, à queda de tensão e ao rendimento, pois são menores as perdas nos enrolamentos.

Os autotransformadores são muito utilizados na elevação e na redução da tensão em redes de distribuição de energia elétrica, na sintonia e adaptação de impedância entre antenas e pré-amplificadores em receptores de telecomunicações.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.