Ligação de Motores

Não é raro receber e-mails com pedidos de esquemas de ligações de aparelhos elétricos, as vezes, também vem com perguntas, que a primeira vista podem parecer sem sentido, mas é preciso ter bom senso e ter consciência de que, por mais que a pergunta não faça sentido, quem faz a pergunta não sabe a resposta.

Existem aqueles que pensam que motores de liquidificadores e de furadeiras não queimam, mesmo que sejam projetados para trabalhar na rede de tensão de 110 volts, e são ligados na rede de 220 volts, claro que só ligar um ou dois minutos pode até não queimar o motor, isso porque não deu tempo do enrolamento do motor aquecer ao ponto de destruir o esmalte que protege os fios, e também fazem o isolamento.

Mas é certo que irá queimar assim que o esmalte que protege os fios for destruído, isso é válido para todo tipo de motor elétrico, nos dois tipos de motores citados, a resposta em termos de aquecimento é mais demorada porque o enrolamento não é direto, o induzido se movimenta pela ação do campo magnético, mas a continuidade dos campos de forças acontece em função do carvão que desliza sobre contatos eletricos do enrolamento do próprio induzido.

Assim, o motor pode queimar, no caso apenas o enrolamento do motor, e o induzido permanecer intacto.

No que diz respeito a um motor de ventilador de teto, o enrolamento do motor é diferente, e o movimento do eixo não acontece por contato em qualquer parte elétrica, o movimento de girar acontece através do impulso magnético gerado pelo enrolamento externo do motor, que fica fixa, e o eixo contém outros enrolamentos cuidadosamente dimensionados para que existam impulsos através do campo magnético.

Note que um ventilador de teto demora a chegar na sua velocidade total, justamente por esse motivo, no que diz respeito a capacitores que existem nos ventiladores, sejam de teto ou não, eles servem para forçar o sentido da direção da rotação da hélice, e se o capacitor for ligado invertido, o motor do ventilador irá girar no sentido contrário.

Nos motores de liquidificadores, a polarização é através de ferro magnetizado, ou por imãs que são fixados de forma a não permitir que o motor gire ao contrário.

Quanto ao valor do capacitor e sua tensão de isolamento, ele deve ter a tensão de isolamento geralmente em torno de 40% do valor de trabalho, assim, o valor de tensão para um capacitor num ventilador projetado para funcionar em 110 volts pode ser de 150 volts ou mais, para trabalhar em 220 volts, o mínimo recomendado é 300 volts de isolamento.

Já o valor em micro Farad (cujo símbolo é uF) pode ser bem baixo, com isso valores de 2 micro farad a 47 micro farad são mais do que suficientes, lembrando que quanto maior for o valor do capacitor, mais lenta é a partida, pois nesse tipo de aplicação o capacitor é usado para polarizar o campo megnético gerado.

A frequência de operação dos capacitores usados nesse tipo de aplicação é totalmente desprezada, pois o que importa mesmo é a tensão de isolamento do capacitor e a polarização requerida pelo enrlamento do motor.

A conclusão é que se ligar um motor projetato para funcionar em 110 volts, ele não terá durabilidade, pode até funcionar por algum tempo, nesse caso, o projetista deu boa margem de folga ao projetar os enrolamentos, que, trabalhando de forma forçada terão aquecimento em demasia, acabando por destruir a camada protetora de esmalte que existe nos fios e com isso acabando em curto circuito e em seguida o rompimento de um dos enrolamentos ou até todos, isso depende de alguns fatores.

No caso de ligar um motor projetado para funcionar em 110 volts, presumindo uma corrente de 1 ampère, se este mesmo motor for ligado em 220 volts, a corrente será de 2 ampères, o motor funciona mas esquenta fora do normal, a consequência é a queima do motor em pouco tempo de uso.

No cado de ligar um motor de 220 volts numa tensão de 110 volts, a corrente será a metade da corrente projetada, portanto, a velocidade da rotação também será menor, praticamente não existe risco de queimar um motor nessas condições, mas pode acontecer, se ele não der partida e o enrolamento aquecer.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.