Uso da Malha de Terra

Nas grandes instalações, como Centro de Processamento de Dados e de redes de micros, a técnica de aterramento, mesmo que seja bem feita não é suficiente, para situações onde a técnica do aterramento não é suficiente é recomendável utilizar para o aterramento a malha de terra de referência.

Com a técnica de malha de terra de referência, a malha deve ficar embaixo do piso e permitir que os terras lógicos dos aparelhos sejam aterrados através de ligações curtas e diretas, de preferência por condutores chatos ou por fitas.

Existem malhas pré-fabricadas, mas é recomendável consultar um projetista para fazer o dimensionamento correto da malha, citando que essa malha também deve ser ligada ao sistema de aterramento de força da instalação para evitar variações das tensões, e também devem ser utilizados protetores de surto contra os picos de energia.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).