As Medidas de Tensão

Como medir tensão alternada ou tensão contínua utilizando o multímetro é uma necessidade para qualquer pessoa, imagine um técnico que não saiba executar medidas de tensão.

O multímetro analógico possuí um ponteiro no painel para indicar o valor da unidade a ser medida.

É menos preciso que o digital na medida de tensões ou resistências, porém é o mais eficiente no teste de componentes eletrônicos.

O ideal é que o multímetro analógico tenha a escala de X1 e X10K no mínimo, quanto mais escalas melhor, observe atentamente o modelo de multímetro a seguir.

A medida da tensão elétrica é medida em volts, por isso o multímetro tem uma seção para a medida da tensão alternada (ACV) várias escalas várias escalas para medir o nível da tensão, e uma seção para a medida de tensão contínua (DC) e várias escalas para medir o nível da tensão.

É preciso estar atento para o tipo de tensão que se deseja medir e também para o nível da tensão que se deseja medir, se não for conhecido o nível da tensão, é recomendável que se inicie a medida da tensão da escala mais alta e vá baixando a escala até conseguir uma leitura correta da tensão.

Nos multímetros digitais o valor da escala é visualizado diretamente no display, já para multímetros analógicos é preciso ter atenção e uma interpretação dos valores medidos.

Para um bom multímetro analógico, os valores encontrados para a medição de corrente contínua (DC) com a escalas mais comuns são 200mV, 2V, 20V, 1000V, mas dependo do tipo do multímetro podem existir outras escalas.

Para a medição de corrente alternada (AC) as escalas mais comuns são 50V, 200V, 750V, 1000V, para os multímetros mais simples as escalas geralmente são 200V e 750V.

A seleção da seção e das escalas é feita através de uma chave rotativa.

O importante ao usar um multímetro, é saber selecionar a seção e a escala correta para o tipo da medição a ser feita, e é claro, saber interpretar o que o ponteiro indica.

A seção para a medição de tensão contínua é indicada por VCC, DCV, VDC ou um V com duas linhas sobre ele, uma linha tracejada e a outra linha contínua.

A seção para a medição de tensão alternada é indicada por VCA, ACV, VAC ou um V com um ~ (til) sobre ele.

Para medir o nível de tensão em um determinado ponto é necessário que as pontas de prova sejam colocadas em paralelo com o ponto a ser medido.

Se for de interesse medir a tensão aplicada sobre uma lâmpada devemos colocar uma ponta de prova de cada lado da lâmpada, isto é uma ligação em paralelo.

No caso de uma lâmpada incandescente encostamos uma ponta de prova na rosca e outra na parte inferior e metálica do conector da lâmpada.

Estas medidas devem ser feitas com critério, durante uma medida nunca devemos encostar as mãos em nenhuma parte metálica da ponta de prova ou dos pontos que estão sendo medidos, caso isto aconteça corre-se o risco de choque elétrico e/ou termos uma leitura errada.

É bom praticar bem antes de manipular as pontas de provas e começar a medir tudo que encontrar pela frente.

Sempre, mas sempre mesmo, preste muita atenção, o borne comum, normalmente indicado por COM, e é onde deve estar sempre ligada a ponta de prova preta.

O borne indicado por V/Ohms/mA é onde deve estar conectada a ponta de prova vermelha para a medição de tensão contínua ou tensão alternada, medição de resistência e medição corrente na ordem de miliamperes.

Nos multímetros analógicos, se for realizada uma medida de tensão contínua e o ponteiro defletir ao contrário, ou seja, para trás, isso significa que as pontas de prova estão invertidas, ou seja, a ponta de prova vermelha está sendo colocada no ponto negativo do nível de tensão que está sendo medida, e conseqüentemente a ponta de prova preta está sendo colocada no ponto positivo do nível de tensão que está sendo medido, é preciso trocar a posição das pontas de prova para uma leitura correta.

A chave de liga-desliga de um multímetro digital geralmente é uma das posições da chave rotativa, mas também pode ser uma chave ao lado do instrumento, para economizar bateria, desligue o multímetro caso não esteja utilizando.

Para Medir tensão Alternada:

Coloque a chave na escala ACV mais próxima acima da tensão a ser medida, no caso esperamos encontrar em torno de 220 volts, então escolha na seção ACV a primeira escala superior a 220 volts, em nosso exemplo a primeira escala superior é 250 volts.

Não tem importância a polaridade das pontas na medição da tensão alternada, pois nos circuitos eletrônicos costuma-se ser feita a medida na entrada da rede ou nos secundários do transformadores de alimentação.

Sempre lembrando que existe o perigo de tomar choques, então muito cuidado para não tocar nas partes metálicas.
Abaixo vemos como deve ser feita esta medida usando a escala de ACV, lembrando que se não tiver tensão nos filamentos, o ponteiro não se moverá e se a tensão for maior que a tensão máxima que pode ser medida na escala escolhida, o ponteiro irá bater no final da escala, podendo via a danificar permanentemente o multímetro.

No exemplo acima não existe perigo de choque, pois espera-se encontrar um nível baixo de tensão, mas é bom se acostumar a não encostar as mãos ou qualquer parte do corpo nas pontas de provas ou em partes metálicas, pois podem mostrar tensão abaixo da que realmente existe no ponto medido, e existe o perigo de choque elétrico.

Para medir tensão contínua:

Geralmente as tensões no circuito eletrônico são medidas em relação ao terra, então coloque a ponta preta no terra e com a ponta vermelha meça a tensão nos terminais do transístor e compare com o valor de tensão indicado no esquema.

Veja abaixo:

Postagens relacionadas
  • Retificadores e Nomenclaturas
  • Assim Surgiu a Eletrônica
  • Repelente Não Funciona
  • A Corrente é …..
  • Excesso de Corrente
  • Porque Não Atendo
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14532)
  • Antena Para Celular (12042)
  • Amplicador 60 W RMS (9583)
  • Os Gatos & Dúvidas (8153)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5803)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum