Os materiais semicondutores são os materiais que possuem um nível de condutividade em algum ponto entre os extremos de um isolante e um condutor, a resistência de um material ao fluxo de corrente, está inversamente relacionada com a condutividade deste material, ou seja, quanto melhor a condutividade mais baixa é a resistência.
Entre os principais semicondutores utilizados estão o Germânio e o Silício que possuem um total de 4 elétrons na última camada, ou seja, na camada de valência,é por esse motivo que são chamados de átomos tetravalentes.
* O total do átomo de silício é 14 elétrons e o total de Germânio é 32 elétrons em sua órbita.
E justamente por causa destes quatro elétrons que o germânio e silício são semicondutores, neste caso estes átomos podem ceder ou capturar mais quatro elétrons para completar a ultima camada que é composta de um número máximo de 8 elétrons, chamamos a esta ligação de elétrons ligação covalente.
Mas a ligação covalente implica numa ligação mais forte entre os elétrons de valência e seus átomos de origem, para que exista circulação é preciso romper as ligações covalentes com aplicação de energia ao elemento.
A energia para ligações covalentes pode vir de fontes naturais como energia luminosa, térmica ou através de um campo elétrico.
Os cristais encontrados na natureza não são puros e precisam passar por um processo de purificação para serem usados na indústria eletrônica.
Os semicondutores constituem a matéria prima para fabricação de diodos, transistores, diodos emissores de luz, diacs, enfim, todos os tipos de componentes eletrônicos.