Tecnologias Wireless

Existem várias tecnologias envolvidas nas redes wireless e cada uma tem suas particularidades, suas limitações e suas vantagens.

Abaixo são apresentadas algumas das tecnologias mais empregadas.

Os sistemas narrowband operam numa freqüência de rádio específica, mantendo o sinal de rádio o mais estreito possível o suficiente apenas para passar as informações.

O crosstalk indesejável entre os vários canais de comunicação pode ser evitado coordenando cuidadosamente os diferentes usuários nos diferentes canais de freqüência.

Narrowband é o mesmo que banda estreita.

Spread Spectrum é uma técnica de rádio freqüência desenvolvida pelo exército e utilizado nos sistemas de comunicação de missão crítica, garantindo segurança e rentabilidade.

A técnica Spread Spectrum é o mais utilizado atualmente por que utiliza a técnica de espalhamento espectral com sinais de rádio freqüência de banda larga, foi desenvolvida para dar segurança, integridade e confiabilidade deixando um pouco de lado a eficiência no uso da largura de banda.

Em outras palavras, maior largura de banda é consumida que no caso de transmissão narrowaband, mas deixar de lado este aspecto produz um sinal que é muito mais ruidoso e por isso mais fácil de detectar, proporcionando aos receptores reconhecer os parâmetros do sinal spread-spectrum via broadcast.

Se um receptor não é sintonizado na freqüência correta, um sinal spread-spectrum detecta e analisa o ruído de fundo.

A técnica Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS) (também chamada de chip ou chipping code) gera um bit-code redundante para cada um bit transmitido.

Quanto maior o chip maior será a probabilidade de recuperação da informação original.

Mas tudo tem seu preço, e uma maior banda é requerida, e mesmo que um ou mais bits no chip sejam danificados durante a transmissão, técnicas estatísticas embutidas no rádio são capazes de recuperar os dados originais sem a necessidade de serem retransmitidos os mesmos dados.

A maioria dos fabricantes de produtos para Wireless LAN tem adotado a tecnologia DSSS depois de considerar a relação do custo/benefício e o benefício que se obtém com ela, um exemplo disso é o caso dos produtos Wireless da D-Link.

A técnica Frequency-hopping spread-spectrum (FHSS) utiliza um sinal portador que troca de freqüência no padrão que é conhecido pelo transmissor e receptor, e devidamente sincronizada, a rede realiza esta troca para manter um único canal analógico de operação.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube