Ibytes Web Site

Testando Antenas Wlan

Freqüentemente recebo e-mails com questão com referencia a detalhes relativo a algum texto disponibilizado no Ibytes, e um dos campeões é o assunto das confecções de antenas, neste texto vou abordar apenas se pode ou não testar antenas com o access point.

Para testar antenas, é obvio que o access point serve, mas não tem como saber até onde o sinal está sem captado, ou então vira aquela moda dos anos 80´s quando um qualquer comprava um rádio faixa do cidadão (PX) e ficava a toda hora chamando os colegas para que informassem qual era o nível do sinal que chegava naquela estação, coisa chata isso porque era o único assunto do QSO.

É claro que se tiver disponível uma placa wireless fica mais fácil, porque podemos utilizar o sinal de outras estações que estão ativas, isso sem incomodar ninguém, e se fizermos uma antena que capte o sinal a ponto de obter boa conexão, é sinal de que a estação captada está próxima ou a antena ficou muito boa.

Para medir a intensidade do sinal captado, e conseqüentemente a possibilidade de obter ou não a conexão, utilizo o network stumbler, acredito ser o melhor software do gênero, e além de tudo, é de uso livre, ou seja, não precisa pagar.
Nesse software, com sinal -78 ou menor já passa ser possível a conexão, isso mesmo, sinal menor pois a contagem do nível do sinal começa em –100, e –100 é menor do que –78, por exemplo.

Se não quer entrar nesses detalhes, é simples, estação com sinal verde conecta, sinal de outra cor não conecta, e pelo nível do sinal podemos ver a qualidade da antena, simples assim.

Existem casos em que o sinal é absurdamente alto, isso acontece quando o cabo coaxial não é o apropriado, então as ondas estacionarias aumentam (R.O.E.) e o sinal captado também aumenta, mas o sinal de radiofreqüência emitido pela placa wireless não chega ao access point, não havendo comunicação entre o access point e a placa wireless não haverá conexão.

Por outro lado, quem desejar utilizar o access point para testar o alcance de antenas, deverá ter a uma distância um computador com placa wireless instalada para testar a conexão e medir a intensidade do sinal emitido, ficando mais fácil e mais barato testar antenas apenas com placas wireless.

Com relação aos tipo de conexões, o pig-tail pode ser utilizado sem comprometer em nada o desempenho, desde que observadas as regras fundamentais quando se mexe com radiofrequência.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube