Qual? Cristal ou PLL

Um rádio cobra 148GTL opera na faixa do cidadão (PX) e tem seu oscilador local controlado por PLL e por cristal, e são muitos os equipamentos com a mesma característica, esse 148GTL tem 40 canais divididos em canais de 10 KHz.

A referência desse exemplo é o seletor de canais no dígito 01, cuja frequência é 27,965 MHz, portanto, podemos comparar com uma estação de rádio comunitária, trocando o cristal original de 11325 KHz por um cristal de 11125, e com o seletor no mesmo digito 01 a frequência de saída cai 640 KHz, a frequência passa a ser de 26,325 MHz, ou seja, desceram 64 canais.

No mesmo rádio e com o dígito na mesma posição, mas deixando o cristal de 11325 KHz no seu lugar original vamos a um exemplo de alteração no PLL, o exemplo mostra que sem nenhum trabalho e apenas um jumper e dois pingos de solda, é possível fazer uma alteração significativa na frequência de transmissão (e da recepção também).

A “operação” consiste em aterrar o pino 11 do PLL, com esse procedimento a frequência sobre de 26,965 MHz para 27,605 MHz, e sem trocar o seletor de canais de posição, nesse caso a frequência sobe em 640 KHz.

Obviamente que existem outras combinações que podem ser feitas, mas nesse texto procurei demonstrar o quanto pode ser simples alterar frequências de transmissão de um equipamento já pronto, e não escrevi sobre os riscos de fazer alguma coisa errada ou esquecer o equipamento ligado e mesmo assim fazer a “cirurgia”, o que significa o mesmo que um paciente ser operado sem anestesia. Onde consegui as informações? Lendo, fazendo e pesquisando, fica um resumo: sem informação técnica não dá, ou elas estão na cabeça ou estão nos livros e manuais.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.