Gerador de Sinais de RF


O princípio da comunicação é a transmissão e a recepção, mas a parte do oscilador é a parte crítica de todo projeto.

Todo circuito de transmissão tem como base um oscilador, que tem que ser obrigatoriamente estável, se assim não for, o receptor não fará a sintonia corretamente.

Durante algum tempo desenvolvi vários tipos de circuitos osciladores, até chegar em um esquema que servisse para várias finalidades.

As finalidades são as mais variadas e depende do objetivo de cada interessado.

No caso, o gerador de sinal de radiofrequência gera uma portadora sem nenhum tipo de modulação, nenhum tipo de informação está incorporado, exatamente para que o interessado possa inserir a informação desejada.

As informação a ser transmitida pode ser misturada com a portadora, desde que o usuário acrescente um estágio de RF na saída ou tenha conhecimento suficiente para fazer uma modificação simples e acrescentar um estágio de áudio e controle de frequência na entrada.

O Gerador de Sinal de Radiofrequência que apresento é versátil ao ponto de ser possível controlar a frequência com uma largura de banda de mais de 200 MHz, sem perder estabilidade e variando em menos de 2 dBm de potência.

Como demorei no desenvolvimento e as despesas também foram grandes, aliado ao grau de dificuldade na montagem, optei por comercializar o Gerador de Sinal de Radiofrequência pronto e cada um vai fazer uso de como melhor lhe convier.

O sinal de gerado é ajustado no trimpot, a potência de saída de RF é em torno de 26 dBm e pode ser obtido sinal de RF a partir de 780 MHz, e a amplitude do sinal gerado em 800 MHz é de aproximadamente 3600 milivolts.

Portadora do sinal de RF no espectro de 800 MHz e os detalhes do sinal de RF enviado para o espaço.

A largura da banda é grande, o que justifica citar também a faixa central, e conforme pode ser observado na imagem abaixo, em 900 MHz houve uma variação de menos de 1 dBm de potência em 100 Mhz de diferença, só com instrumentos de precisão é que se percebe essa diferença, a amplitude do sinal gerado também baixou para 2190 milivolts, portanto, dentro da expectativa.

Portadora do sinal de RF no espectro de 900 MHz e os detalhes do sinal de RF enviado para o espaço.

E finalmente, na frequência mais alta, em 1070 Mhz, o instrumento mostrou 24.5 dBm de potência, numa largura de banda de 200 Mhz o instrumento mostra que houve 2 dBm de diferença, a amplitude do sinal baixou para 865 milivolts, o que é perfeitamente aceitável.

Portadora do sinal de RF no espectro de 1070 MHz (1.07 GHz) e os detalhes do sinal de RF enviado para o espaço.

Lembro que a maioria dos roteadores tem potência média de saída em torno de 18 a 21 dBm, e mesmo assim, conseguem enlaces de longa distância, obviamente que utilizam antenas externas.

Vou disponibilizar vários modelos, começo com o GS800, que gera sinal de RF de 800 MHz a 1070 Mhz com as características mostradas nas imagens acima, a placa de circuito impresso tem 5 cm por 4 cm, a alimentação é de 7 a 35 volts.

Conheça o que há de disponível na Lojinha Ibytes