Micro Transmissores FM

Não é raro surgir questões e até reclamações a respeito de esquemas publicados no ©Ibytes e até em outros sites, o maior problema é relacionado ao não funcionamento, e tema campeão é micro transmissor em frequência modulada, ou simplesmente transmissor de FM.

Nesse texto vou tentar ajudar com o que sei a respeito, afinal, se existe uma área que não dá dinheiro é a área onde temos as ondas eletromagnéticas como elemento principal, é nessa área onde se lida com algo que a gente sabe que existe, mas a gente não vê.

Sabemos da existência das ondas eletromagnéticas em todo lugar, mesmo sabendo que elas estão presentes não podemos tocá-las, e talvez seja pelo prazer pela procura do desconhecido ou talvez da aventura que é fazer um circuito eletrônico levar um sinal até outro aparelho.

A insistência é algo bom, mas tudo deve ter limites, não devemos deixar a insistência se transformar em stress, montar circuitos que utilizam a radiofrequência como elemento principal é altamente prazeroso, mas tem dias que nem mesmo quem está acostumado com circuitos desse tipo chega a resultados satisfatórios.

Fazer algumas tentativas é válido, se não alcançou o objetivo, pare, pesquise mais, confirme se os componentes utilizados são os corretos, se estão em bom estado de funcionamento, e se foram colocados no lugar certo conforme indicado pelo esquema.

Quando se monta algum circuito o objetivo é o resultado positivo, ou seja, que o circuito funcione perfeitamente bem, mas podem surgir problemas e o circuito funcionar mais ou menos e até nem funcionar, no caso de transmissores com circuito integrado a maior chance de erros é a troca do valor de componentes.

Um resistor de 10K deve ser colocado no lugar de R3 (no esquema), mas ao invés disso é colocado aquele resistor de 1K que deveria ser colocado no lugar de R5, dependendo da situação o circuito funciona, mas gera ruídos estranhos ou foge da frequência, ou talvez nem funcione, é que faltou atenção.

Também pode acontecer de ter seguido o esquema à risca e mesmo assim o circuito não funcionar, é que pode ter havido confusão na identificação dos componentes por parte do montador, o erro que acontece com relação a valores de resistores é muito mais fácil de acontecer com capacitores, já que existem diversos tipos.

No caso de montagens com circuitos integrados, a contagem dos pinos do circuito integrado é feita da esquerda para a direita e da parte de baixo do circuito integrado, sempre com as letras de identificação viradas para cima, de um lado de CI tem uma cavidade ou uma pequena marca indicando que é daquele lado em que deve ser iniciada a contagem.

Para os casos onde o oscilador tem como seu principal componente um transistor é preciso prestar atenção na posição de soldagem dos terminais do transistor e no valor correto de cada componente.

No caso de oscilador com base à massa a tensão de base deve estar no máximo na metade da tensão de alimentação, o ideal é 1/3 da tensão na base do transistor, no coletor a queda de tensão será insignificante, a tensão de emissor deverá ser de 5 a 10% da tensão de alimentação.

Uma vez que o oscilador esteja funcionando, será possível sintonizar o oscilador em qualquer rádio que sintonize frequência modulada, se houverem ruídos ou zumbidos é sinal que está havendo captação de sinais espúrios e indesejados, nesse caso, ligações bem curtas podem resolver, em último caso, pode ser necessário um filtro passa-faixa na linha de sinal de áudio.

Quando permanece um chiado ao fundo, como se fosse uma estação fraca ou mal sintonizada, é sinal que está havendo retorno de radiofrequência, dependendo do tipo de ligação que é feita, mesmo que o circuito seja alimentado por pilhas ou baterias, pode ser necessário um filtro PI com a finalidade de fazer o desacoplamento de radiofrequência.

Às vezes, um capacitor de disco cerâmico com 10 nF resolve, nos casos mais difíceis, um filtro PI conforme o mostrado na figura abaixo pode ser necessário, em todo caso, todo técnico ou curioso em eletrônica deve saber que mexer com ondas de rádio é fascinante, mas exige atenção e muita paciência.

Sem esquecer que qualquer pedacinho de fio a mais pode significar uma capacitância ou uma indutância, de um modo geral, os circuitos funcionam bem, mas por erros, descuidos e displicência nas montagens, os resultados acabam não sendo satisfatórios para o montador.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.