É Melhor 3G ou GSM?

Não sei dizer se é por desconhecimento ou por maldade mesmo, mas existem detalhes que são omitidos pelos atendentes das operadoras, principalmente nas lojas onde vendem telefones celulares, uma informação pode ser algo que é obvio, mas um usuário comum ou mesmo um usuário com conhecimentos avançados pode nem se dar conta.

Não importa a marca do aparelho e nem a operadora de telefonia móvel, existem informações técnicas que o usuário final poderia ser informado e acabaria colaborando para o descongestionamento das centrais de atendimento das operadoras.

Além de evitar muitas operações de portabilidade, uma informação simples pode ajudar a decidir sobre a compra de um aparelho novo ou a utilização de um aparelho que já está em posse do usuário.

Uma informação como “tal marca de aparelho só recebe ligações se a recepção pelo modo 3G estiver ativado” pode ser que não existam muitos usuários que queiram saber, afinal, se um aparelho não funcionar é só comprar outro.

É simples e ao mesmo tempo incrível, mas essa informação fica guardada a sete chaves e aparentemente não existe motivo para o usuário final ter conhecimento, nem vendedores de telefone celular informam e muito menos os atendentes dos chamados call center das operadoras.

O problema é que existem usuários que desativam o modo 3G para economizar bateria, afinal, não estamos no Japão, pois lá quem for usuário da operadora DoCoMo ou da SoftBank se desligar o modo 3G vai ficar sem sinal, mesmo se estiver usando um iPhone, isto é óbvio, pois essas duas operadoras não funcionam no modo GSM (EDGE).

Colocar a culpa nos fabricantes dos aparelhos é uma desculpa que tem fundamento, afinal, os fabricantes deveriam se preocupar com aparelhos que tem como destino países onde a cobertura 3G tem muitas falhas e quando existe o sinal na maioria das vezes o sinal 3G não é forte o suficiente para fazer ligações 100% boas.

Quem é cliente de operadora que avisa que alguém tentou fazer uma ligação para o seu número sabe quantas chamadas foram perdidas, no meu caso, recebo mais de 100 ligações diariamente, mas ainda se perdem uns 40% das ligações ou quem não conseguiu ligar em um determinado momento tenta novamente.

Deixe seu aparelho no modo apenas “3G” e faça a prova dos 9, de um telefone de uma operadora diferente da sua ligue para seu número, se a mensagem de “telefone desligado ou fora da área de cobertura” for reproduzida ao invés de completar a ligação, significa que existem problemas de recepção de sinal.

Claro que devem ser feitas experiências e não dá para decidir só porque ligou uma vez e o resultado foi que o telefone estava desligado ou fora de área mesmo estando ligado e você presencia o fato porque os dois aparelhos estão em sua presença, mude o telefone para outro lugar e tente novamente.

Mas comprovada a dificuldade é preciso tomar alguma providência, afinal, o contato telefônico atualmente é maior até que o contato presencial.

Na grande maioria das vezes o problema é resolvido apenas fazendo configurações no telefone que “supostamente está fora de área”, é nesse momento que surge a dúvida de qual será a melhor opção, é melhor escolher “apenas GSM” ou “apenas 3G” ou “rede dupla”?

A configuração do tipo de tecnologia nos aparelhos de celulares é separada por tipo de tecnologia utilizada e não pela intensidade de sinal, e o correto seria a tecnologia default ser aquela que tem a cobertura em quase 100% do país, afinal, a cobertura 3G no Brasil é pequena e na maioria dos locais o sinal 3G é insuficiente.

É óbvio que a intensidade do sinal que chega até ao aparelho celular tem tudo a ver com o local, leva-se em conta a topografia, o posicionamento da antena da operadora, a distância do aparelho celular da antena, entre outros detalhes.

A minha localidade é o CEP 88308-640, e se for configurado para “apenas 3G” o índice de ligações perdidas é muito alto, mesmo com o sinal 3G indicando como de intensidade forte no indicador de intensidade de sinal.

No modo rede dupla caem um pouco às ligações pedidas, mas em torno de 20 a 25% eu considero muita coisa, afinal, meu serviço é de tele entregas, e se eu não estiver atendendo ao telefone outro será procurado.

No modo “rede dupla” ou “apenas 3G” o consumo de bateria é alto e ainda por cima muitas ligações são perdidas, sem contar as falhas durante as ligações.

As falhas nas ligações telefônicas acontecem porque o sistema não consegue superar o ruído da radiofrequência e por isso acabam acontecendo interrupções, isso já é ruim, mas se o ruído for mais forte do que a intensidade do sinal a ligação é interrompida de vez, é a típica “caiu a ligação”.

E quando alguém liga e recebe o aviso de “telefone desligado” ou “fora da área de cobertura” é porque o sistema interpretou como se o telefone estivesse desligado ou fora de área, que em teoria está mesmo.

Mas na prática isso nem sempre é verdadeiro, o que de fato aconteceu é que o ruído na radiofrequência é maior do que o nível da intensidade do sinal de radiofrequência, isto realmente acontece se o aparelho realmente estiver desligado.

Em muitos casos a intensidade do sinal de radiofrequência com a portadora 3G é bem mais baixa se comparada com a intensidade do sinal de radiofrequência com a portadora GSM, e se a configuração no telefone estiver configurada para “apenas 3G” boa parte das ligações recebidas serão perdidas.

Independente de usar ou não a internet no celular, configurar para “apenas modo GSM” é a configuração mais adequada para evitar a perda de chamados e economizar bateria, lembrando que o modo GSM é nativo para voz, e EDGE tem o mesmo significado, mas trata-se de dados, o mesmo pode ser dito em relação ao 3G.

Claro que existem alguns lugares em que a qualidade da ligação costuma ser melhor no modo 3G mesmo com sinal fraco se comparado com GSM de sinal médio ou forte.

E para quem não precisa usar a internet no celular, pode deixar “em apenas GSM” e se for conectado à internet nessa configuração, dificilmente perderá a conexão, porém, a transferência de dados será lenta, pois será em EDGE.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.