Frequências dos Drones

Quem me conhece ou acompanha o Ibytes website sabe que sou um apaixonado por rádio frequência.

Na verdade, nos cursos que fiz, fui reprovado duas vezes na matéria circuitos ressonantes, então tive que me dedicar ao máximo para obter o tal do certificado, aí surgiu a paixão pelo desconhecido que no final das contas não é tão desconhecido assim.

A tecnologia está presente e avançando, nos meus projetos são poucos que não envolvem radiofrequência, e a consulta dessa vez era para evitar a espionagem através de drones.

Na espionagem existem vários tipos, desde a simples captura de imagem até a captura de áudio e movimentos de funcionários ou pessoas que habitam um determinado espaço.

Mas, o que fazer para evitar que bisbilhoteiros obtenham informações sobre rotinas de uma casa ou de uma empresa?

E pior se esse bisbilhoteiro se interessa tanto no alvo que chega a usar um drone para fazer a espionagem.

Bem, embaralhadores de sinais de radiofrequência tem sido montados em boa quantidade, é possível fazer o bisbilhoteiro desistir ou até mesmo derrubar o drone, mas isso depende de vários fatores.

O primeiro deles é saber qual a frequência de operação do rádio controle, sabendo esse detalhe 50% dos problemas estão resolvidos, é só partir para a montagem e testes, o problema é que existem muitos modelos de drones e muitas frequências que são utilizadas.

Existem os drones de uso comercial, corporativo ou experimental e foram categorizadas em três classes de acordo com o peso máximo de decolagem do equipamento.

Drones com mais de 150 quilos;

Drones com peso entre 25 e 150 quilos;

Drones com mais de 250 gramas e menos de 25 quilos;

Vou me concentrar nos drones de 250 gramas até 25 quilos, pois esses são os mais comuns, acessíveis e fáceis de serem utilizados na espionagem.

Pela regra geral, os drones com mais de 250 gramas podem voar em áreas distantes no mínimo 30 metros (na horizontal), e a responsabilidade é toda do piloto operador, de acordo com as regras de utilização do espaço aéreo do DECEA.

Caso exista uma barreira de proteção entre o equipamento e as pessoas a distância de 30 metros não precisa ser observada, mas é necessário que elas concordem previamente com a operação.

Para pilotar aeronaves não tripuladas, os pilotos remotos e os observadores ou pessoas que auxiliam o piloto remoto, mesmo sem operar o equipamento, devem ter no mínimo 18 anos.

No Brasil o Drone foi regulamentado em 05 de Maio de 2017 e publicado pela ANAC através do ICA 100-40 que fala sobre: Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas e o Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro.

Escrito isso, não dá para acusar qualquer um de espião, pois voar com drones é permitido, apenas devem ser seguidas boas práticas e principalmente, não fazer aquilo que não gostaria que fizessem com você.

Mas se o drone entrou no espaço que você considera inoportuno ou invasivo e você nem mesmo tem a opção de pedir ao bisbilhoteiro que retire o drone daquele local, então existem duas formas de acabar a brincadeira: Uma delas derrubar o drone na pedrada ou usar um embaralhar o sinal de rádio e fazer o drone cair.

Mas, aí voltamos ao ponto em que é necessário saber qual a banda de frequências deve ser embaralhada.

Bom lembrar que boa parte dos drones, independente de marca, tamanho e tecnologia tem um sistema que utiliza o GPS para retornar o local de onde partiu, nesse caso, jogar uma sujeira no espectro para dar a impressão de problemas no drone espião vai fazer o operador apertar o botão mágico para não perder o drone.

Aí, com outro drone, é possível seguir o espião e tomar as providências necessárias.

Para montar um circuito com a finalidade de inibir ou mesmo impedir que drones sobrevoem determinadas áreas, é preciso impedir a comunicação entre o drone e o sistema de rádio controle.

Para impedir a comunicação entre a estação móvel e estação base, os sinais devem possuir certas características, pois boa parte dos drones comercializados utilizam técnicas de modulação de banda larga com espalhamento espectral, como FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum) e DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum).

Para que a radiocomunicação seja deficiente e abrangente, e considerando a quantidade de modelos de drones, o embaralhador de sinais deve ter a capacidade e flexibilidade de transmitir sinais variados e contínuos em frequência fixa (CW), varredura de frequência (sweep), chaveamento de frequência (FSK) e ruído térmico.

Aí voltamos ao ponto inicial, em qual frequência (ou quais frequências) funcionam os drones?

As faixas de frequência mais populares para controle de drones são as bandas de Wi-Fi e Bluetooth.

Existem modelos que utilizam faixas que geralmente são empregadas para aplicações de telemetria em UHF, além de frequências fixas nas faixas de HF e VHF.

Além do tipo de modulação e faixa de frequência, outra característica fundamental para que ocorra a falta de comunicação entre controle e drone é a intensidade de sinal recebida pelo drone, em outras palavras, à relação sinal-ruído deve ser negativa.

Mesmo um sistema que transmite na faixa de frequência correta e com as características de modulação apropriadas, o bloqueio só acontecerá se o sinal do embaralhador recebido pelo drone for igual ou maior que o sinal do controle remoto recebido pelo mesmo drone.

Como os sistemas receptores de drones possuem muitos recursos, haverá uma luta entre o embaralhador de sinal e o controle remoto operado pelo piloto do drone, haverá aumento do consumo de bateria pois o controle remoto enviará mais sinais e sem poder entender perfeitamente os comandos, os motores ficarão descontrolados.

É importante citar que a eficiência do embaralhador não depende só das características do embaralhador de sinais, na verdade depende da posição de três elementos: bloqueador, drone e operador.

Outro ponto a ser considerado é que a frequência de controle do drone não é a mesma do sistema de vídeo, por exemplo.
O sistema de vídeo pode operar em 900 Mhz, 1.3Ghz, 2.4Ghz ou 5.8Ghz, quando os sistema for FPV.

No caso do controle remoto atuar no controle do drone na faixa e corresponda a faixa do sistema de vídeo, o sistema de vídeo também será afetado.

Portanto, não devemos confundir o sistema de controle com o sistema de vídeo.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).